A maquete em escala real do “New Generation Fighter” que está sendo desenvolvido como parte do Futuro Sistema de Combate Aéreo (FCAS) foi revelada no 53º Paris Air Show.
A França liderará o programa de caça, com a Alemanha como um dos principais parceiros e a Espanha sendo o mais novo participante.
A pedra angular do FCAS é o sistema de armas da próxima geração, onde os caças se unem com plataformas remotas multiplicadoras de força.
Plataformas tripuladas e não tripuladas serão capazes de manter suas individualidades, além das capacidades coletivas, ao mesmo tempo permanecendo interoperáveis com as forças aliadas em todos os domínios, da terra ao ciberespaço.
A nuvem de combate aéreo possibilitará o aproveitamento de recursos em rede de todas as plataformas em pool (consórcio).
O Future Air Power é composto por plataformas aéreas conectadas, tripuladas e não tripuladas, aprimoradas por diferentes sensores fazendo parte de uma arquitetura de sistema aberta, permitindo a inclusão de futuras plataformas e novas tecnologias.