Euronaval 2016: Thales lança versão compacta do sonar CAPTAS-4

0
1791

Na Euronaval 2016, a Thales estará lançando uma versão compacta e modular do sonar de quatro anéis CAPTAS-4. De acordo com a empresa, o equipamento proporciona às fragatas o mesmo desempenho de detecção de seu modelo original, porém com uma redução de 20% no peso e 50% na pegada.

A versão compacta do CAPTAS-4 pode ser acomodada em container, tornando-o o único equipamento do tipo que pode ser mudado de navio para navio afim de maximizar a eficácia operacional. O CAPTAS-4 fornece capacidade de guerra anti-submarino (ASW conforme sigla em inglês) de alto valor operacional a custo relativamente baixo.

Sobre a família CAPTAS

A construção do CAPTAS-4 compacto ocupa menos espaço no interior dos navios (Imagem: Thales)
A construção do CAPTAS-4 compacto ocupa menos espaço no interior dos navios (Imagem: Thales)

A versão de dois anéis CAPTAS-2 e a versão de quatro anéis CAPTAS-4 proporcionam capacidades de detecção de longo alcance e são projetadas para corvetas e fragatas multimissão do tipo FREMM.

A Thales havia ampliado a família em 2014 com o sonar CAPTAS-1 para pequenos barcos de combate de superfície e navios de patrulha. Esses sonares de matriz rebocados também podem ser utilizados juntamente com sonares montados no casco ou de mergulho para operações de colaboração.

 

Ivan Plavetz