- Aviação do CBMMG promove pilotos.
- Serviço Aéreo Avançado de Vida (SAAV)
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) anunciou, pouco antes do Natal 2017, a promoção de nove militares aviadores do Batalhão de Operações Aéreas (BOA CBMMG).
No dia 22 de dezembro foi publicado o ato de promoção aos novos postos e graduações, a partir do dia 25 de dezembro, dos seguintes membros da Esquadrilha Arcanjo:
Tenente-Coronel Daniela – Comandante da unidade e piloto de asas rotativas
Tenente-Coronel Alexandre – Piloto de asas fixas
Tenente-Coronel Passos – Piloto de asas rotativas
Major Pedro – Piloto de asas rotativas
Major Luciano – Piloto de asas rotativas
Major Dias – Piloto de asas rotativas
Major Welter – Piloto de asas rotativas
Subtenente Inácio – Mecânico de aeronaves
3° Sgt Costa – Mecânico de aeronaves
O Batalhão encerra o ano em que celebrou 10 anos de operação em processo de abertura de três novas bases.
Para guarnecer essas novas unidades estão em formação 13 novos pilotos, e foi aberto processo seletivo e formação para 36 novos tripulantes. Também ocorreu a mudança da sede para um novo hangar, no mesmo aeroporto da Pampulha.
O BOA também passa a contar com seis tanques sobre rodas para apoio no abastecimento das aeronaves nas missões fora de base, posicionados em pontos estratégicos do território mineiro.
Foram adquiridas mais duas aeronaves Esquilo AS 350B3 configuradas com equipamentos para atuação nas missões típicas de bombeiros, saúde, defesa civil e proteção social.
Uma mudança impactante, ao menos no visual do EPI, adotou-se a cor laranja para o macacão de voo, comprado e distribuído para a tropa e equipes do SAMU.
Com essas modificações, Bombeiros e SAMU, de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde, compõem o Serviço Aéreo Avançado de Vida (SAAV) no Estado de Minas Gerais.