Eslováquia seleciona o CV90

O Governo da Eslováquia anunciou que selecionou o CV90 MkIV como a nova viatura de combate de infantaria (“infantry fighting vehicle” – IFV) de seu Exército, dentro de seu programa de modernização.

A proposta da BAE Systems Hägglunds, juntamente com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), foi apresentada no inicio deste ano, e, no mês passado, foi divulgado um relatório de viabilidade do Ministério da Defesa onde o CV90 foi colocado na primeira e segunda posição (em duas variantes de torre), quando medido em relação a todos os requisitos do programa IFV. As negociações começarão agora para finalizar um contrato de produção antes do final do ano.

Com o CV90 MkIV, o Exército Eslovaco adquirirá a versão mais avançada disponível e, juntamente com a indústria eslovaca, a BAE Systems está preparada para entregar o programa dentro do prazo e do orçamento.

Os requisitos da Eslováquia exigem várias variantes do CV90 MkIV, incluindo várias versões com torre e veículos de engenharia e recuperação e também inclui suporte logístico, treinamento e desenvolvimento de veículos futuros. Esta seleção traz a Eslováquia para o Clube de Usuários CV90, que atualmente consiste em sete países, incluindo quatro membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

“A equipe conjunta sueca da FMV e da BAE Systems confirma o apoio do governo sueco à Eslováquia e fortalece ainda mais as relações entre governos”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds, em Örnsköldsvik, Suécia. “Nossa abordagem é baseada na colaboração estratégica com fornecedores eslovacos locais, permitindo que eles desempenhem um papel de alto valor em toda a produção e ciclo de vida do CV90 e todas as suas variantes”, completou.

Hoje, existem cerca de 1.300 CV90s em operação na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda.

Durante a EUROSATORY 2022, a comitiva do Exército Brasileiro ficou impressionada com a tecnologia embarcada no CV90 MkIV (Foto: Paulo Bastos)

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Comentários

7 respostas

  1. Minha lista de favoritos para o Nova Couraça esta entre Leclerc,C1 Ariete e o CV90120-T, Torço para o EB ir de MBT mas se o problema for o peso um MMBT no estado da arte vai ser ótimo também.

  2. Os CV-90 continuam usando motores Scania da família V8 DS/DC? porque se sim é um baita diferencial pois essas famílias equipam os extras-pesados da mesma então o suporte pro motor será bem mais fácil no futuro.

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