Entregue o primeiro Panther MBe para a Marinha do México

Foi entregue o primeiro dos dez helicópteros AS 565 Panther MBe encomendados pela Marinha do México.

Esse primeiro exemplar será transportado via aérea a bordo de um Boeing 747 no próximo mês, quando serão iniciados os voos de treinamento.

Um segundo AS 565 Panther MBe deverá ser entregue no mesmo mês e mais dois em novembro informou a fabricante. Os demais chegarão no México ao longo de 2017 e 2018. Apesar do cronograma divulgado, as autoridades mexicanas esperam que o lote seja completado integralmente ainda em 2017.

Imagem Airbus Helicopters
Imagem Airbus Helicopters

Os Panther MBe cumprirão um variado leque de missões, incluindo busca e salvamento (SAR), apoio aéreo em casos de desastres, evacuação aeromédica, combate ao tráfico de drogas e proteção costeira.

A Airbus considera as primeiras entregas de AS565 MBe um importante marco para a empresa e para sua família de helicópteros, que alcançou as mil unidades atualmente em operação em 72 países e que tem acumulado mais de 5 milhões de horas voadas.

De acordo com a Airbus Helicopters, o modelo combina novas e comprovadas tecnologias começando pelo motor Safran Arriel 2N, que melhoraram as performances da aeronave em ambientes altos e quentes, bem como garantem velocidade máxima de cruzeiro de 278 Km/h e autonomia de 780 Km.

O Panther MBe recebeu uma nova caixa principal de transmissão,um rotor de cauda de ultima geração e piloto automático de quatro eixos que reduz a carga de trabalho da tripulação e aumenta a performance durante operações como SAR. A fabricante enfatiza ainda a segurança da aeronave, seus reduzidos custos operacionais e facilidade de manejo.

O Panther MBe incorpora novas tecnologias incluindo motorização de desempenho superior..........Imagem Airbus Helicopters
O Panther MBe incorpora novas tecnologias incluindo motorização de desempenho superior (Imagem Airbus Helicopters)

Pilotos mexicanos estão recebendo atualmente treinamentos nas instalações da Airbus Helicopters de Cingapura com a finalidade de conversão operacional para o tipo, sendo que cada um deles deverá completar cerca de 10 horas de voo no modelo para sua qualificação.

A Marinha do México opera atualmente quatro AS565MB em missões do mesmo perfil que os MBe cumprirão, todos sediados no Esquadrão Aeronaval 123.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Comentários

DISPONÍVEL