Entregue o primeiro P-95M

0
2536
Imagem 2 1ºP-95M
(Imagem: Divulgação)

A empresa AEL Sistemas S/A, de Porto Alegre (RS), entregou nesta semana o primeiro dos oito P-95M à Força Aérea Brasileira. O projeto de modernização, atualmente realizado no Parque de Material de Aeronáutica dos Afonsos, no Rio de Janeiro, tem como foco substituir equipamentos eletrônicos e de comunicação e instalar um novo radar.

Imagem 3 1ºP-95M
(Imagem: Divulgação)

O painel analógico foi substituído por quatro modernas telas digitais multifuncionais que melhoram a consciência situacional e aumentam a segurança da tripulação, enquanto que o radar Seaspray 5000E, de 48 quilos de peso, vai permitir a detecção de navios a até 370 quilômetros de distância. Os aviões P-95 poderão também acompanhar até 200 alvos simultaneamente além de realizar o mapeamento de terrenos e detectar aeronaves.

Imagem 1 1ºP-95M
(Imagem: Divulgação)

Os Bandeirulhas, como são conhecidos, são aeronaves de patrulha marítima e fazem a vigilância aérea do mar territorial, e cumprem missões de busca e salvamento, combate à pesca ilegal, pirataria, crimes ambientais e também são usados em missões especiais de combate e de inteligência. As duas primeiras unidades entregues vão operar na Base Aérea de Natal (RN), para a formação de novas tripulações, e depois seguirão para os 2º/7°GAv “Esquadrão Phoenix” e 3º/7°GAv “Esquadrão Netuno”, sediados em Florianópolis (SC) e Belém (PA).