Entregue as duas primeiras UT30BR2

No dia de ontem, 28 de outubro, o Exército Brasileiro iniciou o transporte de duas viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani equipadas com o sistema de armas remotamente controlado (SARC) UT30BR atualizado, também conhecido como UT30BR2, para a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), a “Brigada Guarani”, de Cascavel (PR).

A entrega ocorreu após a conclusão dos testes de aceitação da versão atualizada, realizados no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro (RJ), onde os sistemas foram considerados aptos para o emprego operacional. Em novembro serão realizados os cursos de operação e manutenção de 1º e 2º escalão na 15ª Bda Inf Mec, completando mais um marco do contrato nº 01/2023-DF.

O UT30BR2 é a atualização dos sistemas eletrônicos e mecânicos e modernização dos optrônicos do SARC UT30, da empresa ARES Aeroespacial e Defesa. Por se tratar de um sistema entregue a cerca de dez anos, e principalmente nas rápidas evoluções nas áreas de eletrônica embarcada e sistemas computacionais, principalmente na aplicação de “inteligência artificial”, a logística para mantê-los ficou muito mais complexa (e onerosa), justificando as substituições destes componentes, e isso ainda resulta em um enorme ganho operacional devido à modernidade e evolução tecnológica destes, colocando-o no mesmo patamar das mais modernas disponíveis no mercado.

Durante o processo de atualização, a torre teve 14 módulos eletrônicos substituídos e modernizados, com destaque para o módulo COAPS-L, incorporando aprimoramentos significativos com desenvolvimento de novas capacidades, bem como objetivando aumentar o índice de disponibilidade do sistema, fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID) e entregar ao Exército Brasileiro um produto com inovações tecnológicas que acompanham as mais avançadas evoluções mundiais nessa área, garantindo à Força Terrestre um sistema no “Estado da Arte”.

Algumas diferenças visuais entre a UT30BR (à esquerda) e a UT30BR2


Com informações e imagens da Diretoria de Fabricação

COMPARTILHE

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *