A Embraer Defesa e Segurança realizou com sucesso o voo inaugural do primeiro avião de transporte multimissão KC-390 de série.
Conforme acordado com a Força Aérea Brasileira, a aeronave passará a fazer parte da campanha de testes de voo, na qual já foram registradas mais de 1.900 horas de voo.
A certificação civil da aeronave básica será concedida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e deverá ser alcançada em breve.
“Hoje celebramos outro marco importante na produção do KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave combina excelente flexibilidade com desempenho e produtividade superiores”.
O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvido para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida. O avião é apresentado ao mercado como o substituto do antigo C-130 Hércules/Super Hércules da Lockeed Martin.
Considerado multimissão, o avião brasileiro é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.
Nota do autor: No comunicado da EDS, nenhuma referência a possível existência da 2ª linha de montagem do avião nos Estados Unidos, conforme diversas notícias divulgadas ao longo da semana que passou.