Embraer KC390, o astro da FIDAE 2018 (análise).

Em abril, a aeronave multimissão de médio porte KC-390 fez sua estreia em um airshow na América Latina, participando da FIDAE 2018 no Chile, ocasião em que foi considerado pela mídia especializada global como o grande destaque daquele evento.

Convidados da imprensa puderam realizar um voo no protótipo PT-ZNF sobre os ANdes, nos arredores de Santiago, capital chilena.

Foi possível verificar o excelente trabalho de reparos feitos na estrutura do exemplar, sobrevivente de um incidente que segundos muitos críticos, teria incapacitado o Papa Tango Zulu November Foxtrot para o voo. As imagens do avião em voo provaram justamente o contrário.

Detalhes do interior do KC390, começando pela porta de salto lateral/janela de observação em bolha. O interior do protótipo PT-ZNF encontra-se sem o acabamento final/isolamento acústico, deixando exposto sua estrutura e cablagem/instrumental de teste (cor laranja). Todas as fotos: Roberto Caiafa.

O tipo é sólido, resistente e bem projetado/construído.

A feira dos Gigantes.

A FIDAE 2018 foi marcada pela presença de praticamente todos os modelos de transporte militar ocidentais mais conhecidos, começando pelo CASA C-212 Aviocar e similares, passando pela dupla C-27J Spartan/Airbus MilitaryC-295, apresentando pela primeira vez na América Latina o Embraer KC390 e fechando a lista com o “pesado” Airbus Military A400M Atlas

KC-10A Extender
C-17 Globemaster III

A Força Aérea dos Estados Unidos, demonstrando seu vigor econômico/industrial, levou a FIDAE um veterano KC-135R com motores CFM56, um par de C-130 Hércules, um KC-10A Extender e um C-17 Globemaster III.

KC-135 com motor CFM56.

Dessa forma, os observadores e o público puderam comparar as capacidades e tecnologias de todos esses modelos.

A comparação direta deixou uma certeza, o KC390 é a aeronave certa no momento certo em um mercado que precisa desse tipo de avião e pode pagar por ele.

O A400M do Exército do Ar Espanhol.
C-130 Hercules da FACh. Esse tipo de aeronave vai ser substituída pelo KC390 da EDS.

Quase pronto para estrear em serviço.

A campanha de testes em voo do KC-390 avança a passos largos rumo à certificação final, com os dois protótipos (001 e 002) excedendo a marca de 1.600 horas de voo.

A produção em série do KC-390 avança com a montagem das aeronaves 003, 004 e 005.

A Embraer espera receber a Certificação Final Operacional do KC-390 no segundo semestre de 2018, quando está programada para acontecer a primeira entrega da aeronave a Força Aérea Brasileira, detentora de uma encomenda de 28 aeronaves + dois protótipos.

Nota do Autor: Não foi anunciado nenhum novo cliente sul-maericano para o KC390 durante a FIDAE 2018, mas a Colômbia vem demonstrando interesse no avião.

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