
O embaixador da França no Brasil, Laurent Henri Bili, acompanhado do cônsul-geral adjunto, Jean-François Laborie, e comitiva, visitou o complexo naval do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), no município de Itaguaí (RJ).
Ele foi recepcionado pelo coordenador-geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, almirante-de-esquadra (RM1) Gilberto Max Roffé Hirschfeld.
Durante a visita, a comitiva assistiu a uma palestra sobre o PROSUB e percorreu as instalações do complexo. Os visitantes conheceram o prédio principal da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e as obras dos estaleiros e Base Naval, onde funcionarão os Estaleiros de Construção e Manutenção dos submarinos, a Base Naval e o Complexo Radiológico.

O PROSUB surgiu em 2008, a partir de um acordo firmado entre os governos do Brasil e da França. Um dos principais aspectos do programa diz respeito ao crescimento tecnológico a ser vivido pelo País, em função da transferência de tecnologia, que garantirá ao Brasil a capacidade de projetar, construir, operar e manter seus próprios submarinos convencionais e com propulsão nuclear.
Ivan Plavetz