Por Agência Força Aérea
O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) promoveu um Workshop sobre o Projeto Link-BR2. O evento ocorreu no dia 06 de junho, no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), e contou com a presença de representantes do Ministério da Defesa (MD), da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e das empresas AEL Sistemas, ATECH, Embraer e Kryptus. O vice-chefe do EMAER, major-brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, foi responsável por recebê-los.
Além disso, estiveram presentes no evento o secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), tenente-brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o presidente da COPAC, major-brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues; o chefe do Centro de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), contra-almirante Alexandre Veras Vasconcelos; oficiais-generais da FAB; o CEO da AEL Sistemas, Gal Lazar; dentre outras autoridades.
Durante o evento, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), responsável pelo gerenciamento executivo, apresentou um breve histórico do Projeto e sua situação atual. A AEL Sistemas, encarregada do desenvolvimento e implantação da ferramenta, detalhou as operações nos segmentos aéreo e terrestre, questões de interoperabilidade e possíveis aplicações nas Forças Naval e Terrestre. A Embraer, por sua vez, abordou sua perspectiva sobre a integração das plataformas de emprego. O evento foi concluído com uma sessão de debates, proporcionando uma ampla interação entre a audiência e os palestrantes.
O diretor de comunicações da AEL Sistemas, Leonardo Martins Vegini, comentou sobre o evento. “A participação da indústria num ambiente de ricas discussões e de amadurecimento de conceito, como foi o Workshop, colabora para uma melhor compreensão das futuras demandas por parte das Forças, estimulando a preparação tecnológica por parte da empresa”.
Segundo o diretor de negócios da Embraer para a FAB, Rafael Gustavo Fassina Marques, a empresa reafirma seu papel como integradora de projetos complexos. “Estamos prontos para avançar nas discussões e buscar soluções de interesse das Forças Armadas brasileiras, como nas plataformas KC-390, A-29 e E-99”, esclarece.
Ao término do Workshop, o chefe da Sétima Subchefia do EMAER, o brigadeiro do Ar Leonardo Chaves Rodrigues, agradeceu aos palestrantes em nome da organização do evento. “É fundamental impulsionar a capacidade de comando e controle para alcançar o estado da arte, especialmente por meio da interoperabilidade entre as Forças”.
O Projeto Link-BR2 é um projeto de âmbito nacional que engloba o desenvolvimento, a integração, a validação e o fornecimento de um sistema tático de transmissão de dados, com base no conceito operacional do Sistema de Comunicações por Enlaces Digitais da Aeronáutica (SISCENDA).
Fonte: EMAER