O governo do Peru assinou contratos com a israelense Elbit Systems e com a alemã ThyssenKrupp para modernizar quatro submarinos U209-1200 de sua Marinha de Guerra.
O programa consiste na modernização dos submarinos BAP Angamos (SS-31), BAP Antofagasta (SS-32), BAP Pisagua (SS-33) e BAP Chipana (SS-34).
O escopo de trabalho inclui reparos nos cascos, substituição de sistemas de comando e controle, revitalização e modernização dos sistemas de armas, bem como reparo ou troca de equipamentos elétricos, hidráulicos e eletrônicos.
A ThyssenKrupp vai planejar e supervisionar o trabalho e, ao mesmo tempo, proporcionar um programa de transferência de tecnologia que inclua o treinamento de especialistas peruanos, e implementação de equipamentos de soldagem, medição e controle de qualidade.

De acordo com a estatal peruana Serviços Industriais da Marinha (SIMA), a Elbit Systems modernizará a suíte de guerra eletrônica (EW), fornecendo quatro conjuntos de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE) que inclui sistema de inteligência de sinais (SIGINT).
Ivan Plavetz
Fonte: UPI