EGN e AMAZUL celebram acordo de cooperação técnica

0
3219
Imagem 1 AcordoEGNAMAZUL
(Imagem: Marinha do Brasil)

Na última semana foi realizada na Escola de Guerra Naval (EGN) a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a EGN e a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL).

A parceria visa a realização de trabalho conjunto entre as instituições com ações que buscam o desenvolvimento de projetos de interesses comuns, especialmente naqueles relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), ao Programa Nuclear da Marinha (PNM) e ao Programa Nuclear Brasileiro (PNB).

O Centro de Estudos Político-Estratégicos (CEPE) da EGN tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a evolução dos estudos da defesa nacional, com ênfase no pensamento político-estratégico marítimo brasileiro.

A AMAZUL, por sua vez, tem como missão desenvolver e gerenciar projetos e processos, principalmente aqueles ligados ao PROSUB, PNM e PNB, para contribuir com a independência tecnológica do País, em benefício da sociedade. A empresa tem como escopo principal promover, desenvolver, absorver, transferir e manter tecnologias resultantes desses projetos estratégicos da Marinha do Brasil.

Imagem 2 AcordoEGNAMAZUL
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a EGN e AMAZUL (Imagem: Marinha do Brasil)

Entre outras iniciativas, a parceria almeja o fomento de trabalhos e estudos que tenham como foco as políticas nucleares sob as perspectivas de segurança, defesa, estratégia marítima e soberania energética, bem como a correspondente formação de especialistas nesses assuntos.

Ivan Plavetz