Embraer apresenta protótipo do transporte militar KC-390 em Brasília

00_imagem_abertura_nariz_kc390
Nariz do KC-390 com destaque para a sonda REVO sobre o cockpit da aeronave. (Imagem: Base Aérea de Brasília)

Ontem a Base Aérea de Brasília recebeu a visita do protótipo 01 do jato de transporte militar KC-390 (PT-ZNF), acompanhado do primeiro escalão da Embraer Defesa e Segurança edos responsáveis técnicos do programa.

Na ocasião, a Presidente Dilma Rousseff inspecionou o avião, que já conhecia quando da sua visita a linha de montagem da EDS em Gavião Peixoto (maio de 2014). Nesses quase dois anos, o relacionamento do Governo Federal com a EDS sofreu uma mudança significativa, causada pelo contingenciamento de R$ 1,4 bilhão referentes a verbas do programa que não foram repassadas, obrigando a EDS a assumir os custos de desenvolvimento dos dois protótipos com recursos próprios.

Na imagem (esquerda para a direita) aparecem dois pilotos de testes responsáveis por voar o tipo; Paulo Gastão, diretor do Programa KC-390; brigadeiro-do-ar Rossato, comandante da Aeronáutica; ministro da Defesa Aldo Rebelo; a presidente Dilma Rousseff; o piloto de testes chefe, coronel Jordão; Jackson Schneider, CEO da Embraer Defesa & Segurança; Nelson Salgado, vice-presidente Corporativo da Embraer; Perpétua Almeida, Secretária de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa. (Imagem: Agência Brasil)

Esses cortes nos repasses também causaram um atraso de 18 meses na agenda de industrialização do avião, o que poderá provocar a perda de algumas janelas de mercado para o modelo, segundo alguns analistas (exemplo, a concorrência do governo canadense para um novo avião SAR).

Desse modo, a visita do KC-390 e seus responsáveis a Brasília deve ser interpretada sobre dois pontos de vista cruciais, por parte do Governo Federal, a necessidade da presidente em gerar agenda positiva sobre seu governo, bastante fragilizado por uma gravíssima crise institucional e política deflagrada após a sua reeleição, e a premente necessidade da EDS em receber os valores contingenciados como forma de manter a continuidade do programa dentro de uma agenda previamente estabelecida e amplamente divulgada, permitindo o início da produção em série e entrega das primeiras encomendas.

04_imagem_KC390_pousa_Brasilia
O KC-390 PT-ZNF estacionado no pátio da Base Aérea de Brasília (Imagem: Samuel Pysklyvicz)

A mesma dirigente que corta recursos de um programa denominado estratégico pelo seu governo, se vale dele para mostrar realizações positivas da sua administração em meio a um bombardeio de denúncias de corrupção e questionamentos sobre o combalido orçamento federal e o não cumprimento de metas fiscais, e o engodo imposto a sociedade brasileira através de maquiagens contábeis, as chamadas “pedaladas fiscais”.

A EDS confirmou oficialmente que o jato de transporte militar KC-390 cruzará o Oceano Atlântico em julho próximo para ser exibido na Exposição Internacional de Farnborough, realizada em Londres (Reino Unido) há cada dois anos. Será a primeira aparição do modelo em um evento global de reconhecida importância, uma vitrine para os mercados da Europa, Ásia, Oriente Médio, região do Golfo Pérsico e África.

Roberto Caiafa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Ministério da Defesa (MinDef), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SeProD), acompanhou, entre os dias 15 a...

O Gripen E/F tem ocupado cada vez mais a pauta da aviação militar brasileira pelo conjunto de segmentos e áreas...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Comentários

DISPONÍVEL