Ontem a Base Aérea de Brasília recebeu a visita do protótipo 01 do jato de transporte militar KC-390 (PT-ZNF), acompanhado do primeiro escalão da Embraer Defesa e Segurança edos responsáveis técnicos do programa.
Na ocasião, a Presidente Dilma Rousseff inspecionou o avião, que já conhecia quando da sua visita a linha de montagem da EDS em Gavião Peixoto (maio de 2014). Nesses quase dois anos, o relacionamento do Governo Federal com a EDS sofreu uma mudança significativa, causada pelo contingenciamento de R$ 1,4 bilhão referentes a verbas do programa que não foram repassadas, obrigando a EDS a assumir os custos de desenvolvimento dos dois protótipos com recursos próprios.
Esses cortes nos repasses também causaram um atraso de 18 meses na agenda de industrialização do avião, o que poderá provocar a perda de algumas janelas de mercado para o modelo, segundo alguns analistas (exemplo, a concorrência do governo canadense para um novo avião SAR).
Desse modo, a visita do KC-390 e seus responsáveis a Brasília deve ser interpretada sobre dois pontos de vista cruciais, por parte do Governo Federal, a necessidade da presidente em gerar agenda positiva sobre seu governo, bastante fragilizado por uma gravíssima crise institucional e política deflagrada após a sua reeleição, e a premente necessidade da EDS em receber os valores contingenciados como forma de manter a continuidade do programa dentro de uma agenda previamente estabelecida e amplamente divulgada, permitindo o início da produção em série e entrega das primeiras encomendas.
A mesma dirigente que corta recursos de um programa denominado estratégico pelo seu governo, se vale dele para mostrar realizações positivas da sua administração em meio a um bombardeio de denúncias de corrupção e questionamentos sobre o combalido orçamento federal e o não cumprimento de metas fiscais, e o engodo imposto a sociedade brasileira através de maquiagens contábeis, as chamadas “pedaladas fiscais”.
A EDS confirmou oficialmente que o jato de transporte militar KC-390 cruzará o Oceano Atlântico em julho próximo para ser exibido na Exposição Internacional de Farnborough, realizada em Londres (Reino Unido) há cada dois anos. Será a primeira aparição do modelo em um evento global de reconhecida importância, uma vitrine para os mercados da Europa, Ásia, Oriente Médio, região do Golfo Pérsico e África.
Roberto Caiafa