Um novo capítulo na colaboração global de defesa começou com o lançamento oficial da Edgewing, uma “joint venture” que reúne os líderes aeroespaciais internacionais BAE Systems (Reino Unido), Leonardo (Itália) e Japan Aircraft Industrial Enhancement Co. Ltd. (Japão).
A Edgewing será responsável pelo projeto e desenvolvimento da próxima geração de aeronaves de combate, no âmbito do Gobal Combat Air Programme (GCAP) e continuará sendo a autoridade do projeto durante toda a vida útil do produto, que deve ir além de 2070.
A entidade recém-formada desempenhará um papel central na realização das ambiciosas metas do programa – incluindo a data de entrada em serviço de 2035 – ao mesmo tempo em que estabelece um novo padrão de referência para a parceria industrial trilateral na Europa e na Ásia.
Marco Zoff, ex-diretor administrativo da Leonardo Aircraft Division e que será o primeiro diretor executivo da Edgewing, trazendo uma vasta experiência de liderança em colaboração e inovação aeroespacial internacional, disse: “estamos muito entusiasmados com o lançamento da Edgewing no coração do Global Combat Air Programme. Ao unir os pontos fortes de nossos talentos no Reino Unido, na Itália e no Japão, não estamos apenas entregando um sistema de combate aéreo de última geração, mas também pretendemos estabelecer um novo padrão global de parceria, inovação e confiança. Juntos, ultrapassaremos os limites, adotaremos a agilidade, aprimoraremos nossas cadeias de suprimentos e criaremos um legado de segurança e prosperidade para nossas nações e gerações futuras”.
Já Masami Oka, diretor executivo da Organização Governamental Internacional para o GCAP (da sigla em inglês GIGO), disse: “Damos as boas-vindas ao lançamento do Edgewing, que representa um importante passo adiante no que será um programa de desenvolvimento conjunto verdadeiramente internacional. A colaboração eficaz e capacitada entre a GIGO e a Edgewing será fundamental para o sucesso do Gobal Combat Air Programme. Estou confiante de que juntos podemos estabelecer um novo modelo de parceria que promoverá a integração internacional, a confiança mútua e um compromisso compartilhado com o nosso futuro”.
A nova empresa terá operações e equipes conjuntas trabalhando em cada uma das nações parceiras e terá sua sede no Reino Unido, para garantir o máximo de alinhamento e colaboração com o GIGO.
O GCAP é um programa extremamente significativo para a segurança e a prosperidade econômica de cada nação e, por meio da transferência eficaz de conhecimento e tecnologia, ajudará a desenvolver e construir cadeias de suprimentos resilientes e fornecerá uma importante capacidade aérea de combate soberano em cada nação para as próximas gerações.
Fonte: BAE Systems