DSM Dyneema fornecerá radomo para radar anti-drone

0
1605
(Imagem: DSM Dyneema)

A holandesa DSM Dyneema, empresa fabricante de fibra de polietileno de alto peso molecular (UHMWPE conforme sigla em inglês), patenteado como Dyneema®, anunciou que foi selecionada pela ROBIN Radar Systems para fornecer o radomo para seu novo sistema de radar Elvira®detector de drones. O radomo será conformado com a Tecnologia Dyneema® Crystal.

Essa tecnologia proporciona perda de sinais praticamente zero nas operações de detecção e classificação de aeronaves sem piloto a distancias mais longas do que o usual, evitando confundi-los com pássaros ou outros objetos voadores.

O Elvira® possui capacidade de detectar grandes aeronaves de asas fixas sem piloto a distâncias de nove quilômetros enquanto drones multirotores podem ser enxergados a três quilômetros.

De acordo com a DSM Dyneema, além da transparência eletromagnética do material por ela desenvolvido, pesou na seleção a proteção proporcionado aos elementos sensitivos do Elvira® em ambientes que apresentam condições difíceis, e também pelo pouco peso específico. A resistência mecânica do material o torna também uma proteção adicional para o sistema contra impactos.

Os radomos do Elvira® serão produzidos pela parceira Airborne da DSM Dyneema. As duas companhias já trabalham para entregar radomos de última geração conformados com Dyneema® Crystal Technology para usuários de várias partes do mundo.

Radar Elvira® da ROBIN Radar Systems terá radomo conformado com Tecnologia  Dyneema® Crystal. (Imagem: DSM Dyneema)
Radar Elvira® da ROBIN Radar Systems terá radomo conformado com Tecnologia Dyneema® Crystal. (Imagem: DSM Dyneema)

Gerben Pakkert, líder de pesquisa e desenvolvimento da ROBIN Radar Systems, disse que o Elvira® foi concebido para enxergar alvos bastante pequenos e distinguir detalhes finos para evitar enganos de classificação e para isso há necessidade de radomos confeccionados com materiais que oferecem elevada transparência eletromagnética  para minimizar perdas de sinais.

O Elvira® foi desenvolvido especialmente para detecção de drones. Após ter vencido uma concorrência do Ministério da Justiça da Holanda, a ROBIN Radar aplicou sua expertise em enquadrar pequenos alvos para desenvolver o novo sistema, o qual foi lançado em abril deste ano.

Ivan Plavetz