DSEI 2025 – A participação da Saab

A Saab apresentou soluções inéditas em uma das maiores feiras de Defesa do mundo, a DSEI, realizada em Londres de 9 a 12 de setembro. Diversas delegações militares e governamentais visitaram o estande da empresa para conhecer melhor como a Saab contribui para manter as pessoas e a sociedade seguras por meio de suas soluções.

O principal foco da Saab foi em capacidades contra-sistemas Aéreos Não Tripulados (do inglês counter-unmanned aircraft systems, C-UAS), para detectar e defender em relação às crescentes ameaças vindas do céu. O número cada vez maior e a variedade desses “drones” e munições de permanência são um problema global. Por isso, a Saab esteve no DSEI para explicar o que pode ser feito para proteger infraestruturas e unidades militares, sejam elas fixas ou móveis, contra Sistemas Aéreos Não Tripulados, chegando até ao treinamento e à proteção do soldado individual contra esse tipo de ameaça.

A oferta C-UAS da Saab é baseada em uma família modular de soluções contra UAS, comprovadas e disponíveis, com o objetivo de dar ao usuário tempo para reagir e neutralizar os UAS inimigos. No estande, estavam expostos, entre outros, um radar Giraffe 1X instalado sobre um veículo Foxhound coberto com a camuflagem multiespectral Barracuda, além de uma Estação de Armas Remota (RWS) Trackfire ARES. A RWS Trackfire garante precisão e exatidão no rastreamento de alvos desafiadores e, pela primeira vez em uma feira, foi apresentada equipada com um canhão de 30 mm. Isso amplia o alcance de engajamento e permite o uso de munição com espoleta de proximidade, enquanto um novo simulador de treinamento para a RWS Trackfire mostrou como operadores podem praticar suas habilidades.

Chamou muita atenção no estande a primeira aparição pública do novo míssil Nimbrix, com cinco desses projéteis de menos de um metro expostos. O Nimbrix é um míssil contra-UAS desenvolvido especificamente para neutralizar drones menores, protegendo assim ativos críticos e valiosos – de forma acessível, graças às mais recentes tecnologias de design e fabricação. Esse míssil guiado oferece uma capacidade anti-saturação, com múltiplas opções de integração para atender diferentes necessidades, enquanto uma abordagem de desenvolvimento em espiral leva em conta a evolução dos drones.

“A DSEI, assim como outras feiras de destaque, é uma excelente oportunidade para a Saab se reunir e discutir negócios com clientes atuais e potenciais, muitos vindos de diferentes partes do mundo para Londres. Com a ampla oferta C-UAS que apresentamos no estande, incluindo o novo míssil Nimbrix desenvolvido para essa missão, a Saab realmente mostrou como estamos atendendo à necessidade das soluções mais modernas para manter as pessoas e a sociedade seguras”, disse Richard Smith, deputy head de desenvolvimento de negócios da Saab.

Outra novidade foi o Roteador Tático Rugged, desenvolvido para ser instalado em veículos terrestres. Ele garante desempenho confiável para virtualização, comunicações críticas, firewall e aplicações cliente-servidor, refletindo a importância da digitalização nas forças terrestres.

Plataformas de superfície e submersas também estiveram bem representadas no estande, incluindo modelos do submarino Expeditionary e da família de navios de guerra Multi-Role Surface. Os visitantes puderam conhecer melhor o uso do Torpedo Leve Saab, que, no início deste ano, foi demonstrado sendo lançado tanto de uma pequena Embarcação de Superfície Não Tripulada quanto de um CB90.

Fonte: Saab

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *