Recentemente foi realizado um disparo de qualificação bem-sucedido do Sistema Grifo, o novo sistema de defesa aérea de última geração do Exército Italiano, um membro da família EMADS (“Enhanced Modular Air Defence Solutions”, ou Solução de Defesa Aérea Modular Aprimorada, em português) desenvolvido pela MBDA, baseado no míssil CAMM-ER.
O Exército Italiano operará o sistema GRIFO para sua defesa aérea, fornecendo à sua capacidade de defesa aérea de curto alcance (SHORAD), um alcance estendido. O CAMM-ER faz parte da ampla família de mísseis de defesa aérea CAMM, os quais são lançados verticalmente para fornecer cobertura de defesa aérea de 360o.
O teste foi um marco importante: pela primeira vez, o posto de comando e módulo de engajamento do Sistema GRIFO foi testado e qualificado, integrado com o lançador de mísseis e o míssil CAMM-ER. O teste foi realizado contra um drone alvo simulando um ataque de uma aeronave inimiga, confirmando as capacidades de defesa e performance de ambos os mísseis e de todo o sistema em um modo integrado.
A MBDA é a autoridade de design de todo o sistema e dos principais subsistemas, como o PCMI – que inclui um sistema de Comando e Controle da MBDA integrado com o radar Rheinmetall Italia X-TARD3D e um sistema de identificação amigo ou inimigo (IFF) da Leonardo – o lançador e o míssil CAMM-ER.
Durante o teste, o PCMI detectou o drone alvo, que estava em modo de ataque, identificou e classificou o tipo de ameaça, avaliou o tipo de defesa a ser empregada e comandou o lançamento do CAMM-ER para neutralizá-lo com sucesso. O teste também verificou o funcionamento correto da ligação de dados bidirecional entre o CAMM-ER e o sistema terrestre GRIFO.
O sucesso dessa qualificação é o resultado do trabalho conjunto das equipes integradas da Itália e Reino Unido da MBDA, juntamente com o Cliente Italiano.
O CAMM-ER é um míssil de alcance-estendido da nova família de mísseis CAMM desenvolvida em conjunto no Reino Unido e na Itália para defesa aérea terrestre e naval. A família CAMM pode ser facilmente integrada com a escolha do cliente de radar e C2 para formar uma Solução de Defesa Aérea Modular Aprimorada (EMADS). Também substituirá o Aspide no Sistema de Defesa Aérea Avançada Média (MAADS) da Força Aérea Italiana, qualificado com sucesso no ano passado. O CAMM-ER também está integrado ao Albatros NG, o novo sistema de defesa aérea naval (NBAD) de nova geração, já vendido no exterior, que otimiza as capacidades de superfície para ar navais das frotas.
O CAMM-ER é equipado com um buscador ativo de última geração e um novo motor, projetado pela AVIO, para fornecer um alcance estendido, em relação à versão do míssil CAMM.
Fonte: MBDA
Uma resposta
oportunidade perdida, o Brasil poderia estar dentro desse desenvolvimento. comprando algumas baterias e mantendo empregos na indústria nacional