Dirigível ADB-3-X01 da Airship do Brasil é arrastado por tempestade no RJ

0
13789
O dirigível ADB-3-X01, fabricado pela Airship do Brasil foi bastante danificado por uma tempestade tropical no RJ.

O dirigível ADB-3-X01, fabricado pela Airship do Brasil, que se encontrava no Campo dos Afonsos (RJ), após concluir uma viagem de divulgação que passou por cerca de 60 cidades, saindo de São Carlos (SP), foi arrastado e bastante danificado como resultado de uma tempestade tropical que se abateu sobre a capital fluminense.

Segundo testemunhas, o ADB-3-X01 foi arrastado cruzando um bairro inteiro até parar em Magalhães Bastos.

Nas primeiras imagens recebidas pela redação de T&D, por volta de 02:38 da manhã, é possível observar o dirigível desinflado, caído sobre vegetação e fios de rede elétrica.

O posto de pilotagem (gôndola) pode ser visto, aparentemente, com graves danos em sua estrutura.

Não se sabe a extensão dos danos causados ao revestimento do dirigível, ao seu motor Lycoming ou ao seus equipamentos aviônicos na cabine de pilotagem.

Os primeiros informes dão conta que ninguém se feriu, quando do arrasto do dirigível, que se encontrava afixado pelo nariz ao seu poste/mastro de ancoragem.

Ancorado em Jacareí: foi de um mastro como esse que o dirigível se soltou, no Campo dos Afonsos.

Com a força da tempestade, o dirigível ADB-3-X01 foi arrastado, e ocorreu a perda do gás inerte do invólucro e o mesmo desinflou, vindo a tombar. Nas imagens, o que parece ser uma viatura Agrale Marruá do Exército Brasileiro socorre o dirigível e ajuda recolher o material.

Retornaremos a esse tema assim que recebermos novas informações.