O Ministério da Defesa do Catar anunciou nesta quinta-feira (15/02) um contrato para a compra de 28 helicópteros militares de médio porte NH90.
O acordo foi anunciado durante a Exposição DIMDEX em Doha na presença do ministro italiano da Defesa Roberta Pinotti e do CEOda Leonardo, Alessandro Profumo.
O programa, avaliado em mais de € 3 bilhões, e inclui 16 NH90 TTH para operações terrestres, 12 NH90 NFH para missões navais, suporte abrangente, pacote de serviços de treinamento de manutenção e infra-estrutura associada.
O programa poderia ser ampliado no futuro com a adição de 6 + 6 unidades em uma mistura de variantes TTH e NFH.
A Leonardo atuará como main-contractor, com responsabilidade pelo gerenciamento de programas, montagem final e entrega dos 12 helicópteros NH90 NFH da sua instalação Veneza – Tessera no norte da Itália, e por um pacote de serviços de treinamento com oito anos de duração para equipes de técnicos em manutenção.
Enquanto isso, a Airbus será responsável pela montagem final do 16 NH90 TTH. As entregas devem começar antes de junho de 2022 e continuarão até 2025.
A Leonardo também fornecerá e integrará vários equipamentos, aviônicos e sensores.
Alessandro Profumo, Diretor Executivo da Leonardo, disse: “Estamos orgulhosos com esse contrato que expande a parceria sólida e de longo prazo de Leonardo com o Catar, para quem oferecemos uma ampla gama de tecnologias mais avançadas e soluções personalizadas abrangendo os domínios militar e de segurança. Este contrato confirma a Leonardo como um confiável parceiro do Catar. Estamos firmemente empenhados em fortalecer nossa abordagem comercial de acordo com nosso Plano Industrial 2018-2022 “.