A empresa alemã Diehl Defencee a brasileira AEL Sistemas, do grupo Elbit Systems, firmaram uma parceria estratégica para oferecer uma solução moderna para o projeto do Sistema de Artilharia Antiaérea de Média Altura/Médio Alcance das Forças Armadas Brasileiras.
O acordo foi anunciado na tarde do primeiro dia do evento por Roland Greiner, representante da empresa Diehl Defence Holding no Brasil, e Gal Lazar, presidente da AEL Sistemas, em cerimônia no estande da Diehl.
A solução apresentada foi o sistema de defesa aérea IRIS-T, com datalink e rádio definido por software da AEL Sistemas, sendo que a empresa brasileira também seria a responsável pela integração e suporte logístico em território nacional.Este sistema é composto pelas viaturas radar multifuncional, pelo centro de operações táticas e lançadoras dos mísseis IRIS-T SLM (médio alcance) e SLS (curto alcance).
O Sistema de Artilharia Antiaérea de Média Altura/Médio Alcance (Sist DA Ae Me Altu/Alc) é um projeto conjunto das Forças Armadas para de obtenção de meios para garantir a defesa antiaérea integrada de nosso espaço aéreo. Sendo de responsabilidade do Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro está liderando este programa cujos requisitos operacionais foram aprovados em dezembro de 2020.
Em comparação com outros sistemas, o IRIS-T tem a vantagem de já estar em uso nos caças de última geração F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira. Assim, haveria grande comunalidade logística beneficiando a operação deste sistema no Brasil.
Veja mais informações da LAAD 2023 no Daily Show News:
- Em português: https://online.fliphtml5.com/gokgl/fzot/
- Em inglês: https://online.fliphtml5.com/gokgl/hpyp/
- Em espanhol: https://online.fliphtml5.com/gokgl/rzpt/