Pilotos do BOA CBMMG se dirigem para o Arcanjo: Voando para Salvar!
Pilotos e tripulantes do BOA CBMMG: presença da mulher pilotando e comandando.
No dia 24 de fevereiro de 1972, um grupo de 12 pilotos de helicóptero realizou umas das missões mais difíceis da história.
Enquanto um incêndio consumia o Edifício Andraus, na região central da cidade de São Paulo, esses verdadeiros heróis, enfrentando as mais adversas condições, fizeram o resgate de cerca de 350 pessoas, evitando uma tragédia ainda maior.
A mulher em comando: H135M da Helibras.A mulher pilotando helicópteros: visão comum no Campo de Marte, SP.
Esse marco na história da aviação nacional, com o feito heroico desses profissionais, contribuiu para colocar em evidência a importância dos helicópteros, cujo trabalho, além de movimentar a economia do país, ajuda a salvar vidas, dando origem ao Dia do Piloto de Helicóptero.
Decolando da Pampulha com o BOA CBMMG.Sobrevoando São Paulo a bordo de um EC-130 T2 da Helibras.Voando com o GRPAE/PMESP, o Grupamento Àguia, sobre a Represa Guarapiranga.Piloto do BOA CBMMG: profissionalismo e paixão pela missão.Comandante de H-135M da Helibras.Voando com a Aviação Naval, Esquadrão HU-1. Preparando o pouso na fragata Greenhalgh (F-46).O resgate efetuado pelas equipes de convoo faz a diferença entre viver e morrer para pilotos navais.O pouso a bordo dos navios, em convoos apertados, é uma manobra de alto risco executada rotineiramente.
Para um jornalista e repórter fotográfico especializado em temas militares e aviação como este autor, a parceria, a confiança e total respeito as determinação de segurança colocadas por esses profissionais resultam nas imagens que vocês, leitores, estão a ver nessa homenagem.
Essa é a maneira que a Revista Tecnologia & Defesa encontrou para homenagear a mulheres e homens que decolam em suas máquinas incríveis para cumprir missões das mais variadas e difíceis, todos os dias, nesse imenso Brasil.
Pilotos e Tripulantes Operacionais do Esquadrão HS-1: Matadores de Submarinos.Voando com a Aviação do Exército na Operação Escudo.101 Anos da Aviação Naval: poder naval efetivado em asas rotativas.O piloto militar no seu escritório de trabalho, o cockpit de um helicóptero.Pilotos de Aviação de Segurança Pública: salvar e combater, servir e proteger.No seu posto de pilotagem, o coronel Gambarone, ex-comandante dos Águias e da PMESP.Reflexos: uma honra voar com os Águias!Capacete de tripulante operacional de Jaguar HM-4 da AVEX.Piloto da AVEX no cockpit de um Cougar MK.8, durante exercício operacional.Piloto do Águia 09 mandando um “Joinha” durante decolagem no Campo de Marte.Pilotos de Ensaios em Voo da Helibras: característico macacão de voo laranja. (acima)Tripulante Operacional: olhos e ouvidos atentos para auxiliar o piloto.Pilotos de Ensaios em Voo da Helibras: característico macacão de voo laranja. (acima) Tripulante Operacional da Aviação Naval e seu uniforme de voo.Pilotos do Esquadrão HU-2 comandando um Helibras UH-15.Piloto e Co-Piloto de aeronave Fennec UH-12 Esquilo do Esquadrão HU-1, ANMB. (acima e abaixo)
Os pilotos de Blackhawk da FAB: C-SAR ou busca e resgate de combate, a missão mais perigosa.
Os pilotos civis, maioria no País, pilotam pequenos helicópteros utilitários. (acima e em cima)O dia que, ao invés de fotografar piloto e tripulante, fui fotografado por eles!Com o então major PMESP Freixo, comemorando um dia inteiro de voos e treinamentos com os Águias!