Na segunda-feira passada, dia 16 de dezembro, foi entregue à Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) a lancha de apoio a pesquisa Pinguim (LAP-01), adquirida pela Marinha do Brasil (MB) para atuar no suporte às pesquisas científicas na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), reforçando a atuação brasileira no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Sua aquisição foi resultado de um convênio estratégico entre a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e a Petrobras, com aprovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP) e interveniência administrativa e financeira da FEMAR. Essa parceria reforça o compromisso nacional com a preservação ambiental e o desenvolvimento de pesquisas científicas no continente antártico, consolidando a presença científica brasileira no local.
Projetada e construído pela DGS Boats, empresa brasileira que já produziu diversas embarcações em uso na MB, Exército e diversos outros órgãos governamentais e forças de segurança pública brasileiras, a Pinguim é uma embarcação tubular rígida híbrida (ETRH®), tecnologia exclusiva da DGS, pertencente à classe DGS 999 POLAR, desenvolvida para operar nas condições extremas do continente antártico.
Para isso foi equipada com dois motores de popa Mercury Marine V8, à gasolina (com um reservatório de 810 litros), que entregam uma potência total de 500 HP; gerador diesel Panda Cat Polar, de 5 KVA; dois sistemas de aquecimento Webasto Marine Heater – Air Top 2000 STC, Diesel, com potência de aquecimento de 2 Kw; e cabine com isolamento térmico para climas extremos, com uma pequena cozinha com Microondas, frigobar e pia, sistema de dessalinização e sanitário químico com sistema fechado, conforme os protocolos de proteção do ambiente antártico.
Também está equipada com um guincho Warn 103251VR EVO 8-S USA, tipo turco, com capacidade de 250 Kg, para pesquisas oceanográficas; sistema de navegação Multi Function Display Raymarine Axion 2 PRO, Transdutor 3D High Resolution; Radar Raynarine Radome 18, tecnologia Chirp , sistema Doppler avoid colition, 42 Nm; e sistema de comunicação VHF Raymarine Ray 73, com receptor de AIS.
Com suas dimensões otimizadas e robustez, a lancha oferecerá suporte logístico indispensável às operações na EACF e será utilizada no transporte de equipes de cientistas e equipamentos, bem como na coleta de dados que apoiarão estudos sobre mudanças climáticas, biodiversidade marinha e outros temas de relevância global.
De acordo com Abilio Di Gerardi, fundador e CEO do Grupo DGS Boats, “a nova DGS 999 POLAR, é a primeira embarcação do Grupo DGS Boats, com projeto, fabricação e equipamentos standard para atender tanto as normas Brasileiras quanto as Norte Americanas, NORMAN, DNV Standard, United States Coast Guard (USCG) e American Boat and Yacht Council (ABYC), tornando-se um equipamento homologado para operar em qualquer lugar do mundo”.
A embarcação se encontra atualmente na Marina da Glória, aguardando seu envio para a EACF na próxima Operação Antártica, prevista para setembro de 2025 e estará em exposição na área da MB na próxima LAAD Defence & Security , que será realizada em março de 2025, Rio de Janeiro (RJ).
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
- Modelo: DGS 999 POLAR;
- Comprimento: 11,5 metros;
- Largura (Boca): 3,32 metros;
- Peso bruto: 5.500 Kg;
- Deslocamento máximo: 6.500 Kg;
- Velocidade máxima: 32 nós (cerca de 60 Km/h);
- Velocidade cruzeiro: 25 nós (cerca de 46 Km/h);
- Autonomia: 350 milhas náuticas (cerca de 650 Km);
- Capacidade: 02 tripulantes e 07 passageiros ou 2.000 kg de carga.