O Brasil saiu na frente, mais uma vez, quando se trata do assunto Vela.
O país ficou em primeiro lugar no 50º Campeonato Mundial Militar de Vela, na categoria Match Race (veleiros J-80), realizado pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM).
A competição, que ocorreu entre 14 e 21 de junho, foi realizada na Academia Naval Finlandesa, em Helsinque.
Ao total, foram 102 participantes de 15 países diferentes, entre eles Canadá, China, Espanha, Dinamarca, Holanda e Turquia.
Entre os atletas que recebem os cumprimentos pelo desempenho e excelente resultado estão os velejadores Geison Mendez, Gabriela Nicolino de Sá, Gustavo Thiesen, Márcio Tinoco e Gabriel Borges.
O grupo estava acompanhado da Comissão técnica composta pelo Almirante Gamboa, Comandante Montes e a tenente e treinadora Martha Rocha.
Estes são velejadores do Veleiros do Sul, Iate Clube Brasileiro e Iate Clube do Rio de Janeiro.
A COMPETIÇÃO
A seleção brasileira, atual Campeã Mundial Militar se classificou com a Finlândia, Polônia e Rússia para as semifinais em uma disputa bastante acirrada entre todas.
Nesta fase, contra a Polônia, venceu as três regatas. O resultado se repetiu também na final, contra a Rússia.
O time brasileiro não perdeu nenhuma regata durante as fases eliminatórias.
Com a vitória, os brasileiros conseguiram manter a hegemonia na modalidade, ainda que, para esta competição, o time tenha sido totalmente renovado.
Além disto, foi a primeira vez que a Finlândia sediou os jogos.
Isto representou um marco histórico para as Forças Armadas da Finlândia, pois ocorreu em celebração ao centenário das Forças de Defesa e da Marinha Finlandesa.