Curso de Mestre de Tiro com o sistema UT30BR

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado no Rio de Janeiro, realizou o Curso de Mestre de Tiro (Master Gunner) com o Sistema de Armas Não Tripulado UT30-BR.

A Empresa Elbit Systems ministrou o Curso para o  UT30BR, combinado com metralhadora 7,62 mm, que equipa uma versão da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média Sobre de Rodas (VBTP–MSR) Guarani.

(Imagem: CAEx/Exército Brasileiro)

Com o objetivo de dotar os participantes do mais elevado nível de conhecimentos de tiro, fornecendo autonomia plena do sistema de armas, o curso contou com a participação de militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), do Centro de Instrução de Blindados (CIld) e do próprio CAEx.

Imagem 3 MasterGunner-UT30-BR
(Imagem: CAEx/Exército Brasileiro)

Durante as aulas, os instruendos aprenderam a realizar a colimação das armas, a executar o tiro em alvos estáticos e em movimento, a corrigir a dispersão do tiro com a viatura Guarani parada e em movimento, realizar o acompanhamento automático de alvos (Automatic Tracking Target – ATT), utilizar a funcionalidade caçador/atirador (Hunter-Killer) entre comandante e atirador e, ainda, praticar técnicas de tiro avançado nos regimes intermitente e automático. Nas instruções, eminentemente práticas, foram realizados aproximadamente 500 tiros com o canhão 30 mm e com a metralhadora 7,62 mm.

Durante o curso foram realizados aproximadamente 500 tiros com o canhão 30 mm e com a metralhadora MAG 7,62 mm (Imagem: CAEx/Exército Brasileiro)

Após regressarem às suas guarnições, os militares da 15ª Bda Inf Mec e do CIBld poderão formar novas turmas de atiradores, permitido aproveitar todo o potencial do sistema de armas de maior poder de fogo, dentre as diversas configurações possíveis para a viatura Guarani.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

EM BREVE