O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado no Rio de Janeiro, realizou o Curso de Mestre de Tiro (Master Gunner) com o Sistema de Armas Não Tripulado UT30-BR.
A Empresa Elbit Systems ministrou o Curso para o UT30BR, combinado com metralhadora 7,62 mm, que equipa uma versão da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média Sobre de Rodas (VBTP–MSR) Guarani.

Com o objetivo de dotar os participantes do mais elevado nível de conhecimentos de tiro, fornecendo autonomia plena do sistema de armas, o curso contou com a participação de militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), do Centro de Instrução de Blindados (CIld) e do próprio CAEx.

Durante as aulas, os instruendos aprenderam a realizar a colimação das armas, a executar o tiro em alvos estáticos e em movimento, a corrigir a dispersão do tiro com a viatura Guarani parada e em movimento, realizar o acompanhamento automático de alvos (Automatic Tracking Target – ATT), utilizar a funcionalidade caçador/atirador (Hunter-Killer) entre comandante e atirador e, ainda, praticar técnicas de tiro avançado nos regimes intermitente e automático. Nas instruções, eminentemente práticas, foram realizados aproximadamente 500 tiros com o canhão 30 mm e com a metralhadora 7,62 mm.

Após regressarem às suas guarnições, os militares da 15ª Bda Inf Mec e do CIBld poderão formar novas turmas de atiradores, permitido aproveitar todo o potencial do sistema de armas de maior poder de fogo, dentre as diversas configurações possíveis para a viatura Guarani.
Ivan Plavetz