Cooperação em Defesa com a Finlândia

0
2190
Imagem 2 Visita-Finlândia (1)
Aldo Rebelo debateu possibilidades de cooperação na área de defesa com seu colega finlandês, Jussi Niinistö. (Imagem: Divulgação)

Durante visita oficial da presidente Dilma Rousseff à Finlândia, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, reuniu-se com seu colega finlandês, Jussi Niinistö. Ambos conversaram sobre a ampliação da cooperação bilateral entre os dois países em Defesa.

Ao longo da reunião ministerial ocorrida ontem (20), foram discutidos temas como desenvolvimento de áreas de pesquisa, apoio logístico, material e serviços de defesa, bem como partilha de conhecimentos científicos e tecnológicos e a colaboração no âmbito de sistemas e equipamentos, incluindo os de uso militar nacional e estrangeiro.

A primeira ida da presidente brasileira ao país escandinavo tem como objetivo aprofundar o diálogo em setores prioritários como educação e ciência, tecnologia e inovação. Também estão sendo tratados temas da agenda internacional nas áreas de comércio e finanças, meio ambiente, mudanças do clima e reforma das Nações Unidas.

Ainda nesta terça-feira, Dilma foi recebida no Palácio Presidencial da Finlândia pelo presidente, Sauli Niinistö. Ela participou de reunião com empresários e investidores, na sede da entidade dedicada ao estímulo à exportação do país, a Finpro. Na ocasião, Dilma Rousseff disse que o Governo praticou, nos últimos seis anos, uma política anticíclica, que foi responsável por garantir, durante este período de crise internacional, uma das menores taxas de desemprego em toda a história do Brasil.

A visita à Finlândia acontece após passagem da comitiva brasileira pela Suécia, onde a presidente e o ministro da Defesa, entre outras ações, visitaram a sede da empresa SAAB, que está desenvolvendo o novo avião de combate Gripen NG.

Ivan Plavetz