Mais do que um simples hobby de construir miniaturas de aviões, barcos e carros de combate a partir de kits plásticos, ou mesmo de materiais brutos como madeira e resina, a modalidade conhecida como scratcbuild, vem se transformando em uma maneira de reprodução em escala, de objetos e cenas históricas, através de modelos cuidadosamente elaborados e incrivelmente detalhados.
A 29ª Convenção de Plastimodelismo 2015, evento promovido no último fim de semana pelo Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa Santos Dumont (GPPSD), nas instalações do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), foi uma verdadeira vitrine cultural de tudo que acontece nessa área no Brasil.
A mostra contou com mais de 800 modelos inscritos para concorrer às premiações concedidas nas diversas categorias estabelecidas pelo GPPSD. Foram examinados e julgados por juízes nas diversas categorias temáticas enumeradas a seguir:
Aviação militar- Caças a jato norte-americanos pertencentes à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (US Marine Corps).
Aviação civil – aviões comerciais narrow body (fuselagem estreita).
Militaria- Carros de combate da família Sherman.
Automobilismo- Carros esportivos.
Embarcações- Embarcações alemãs da II Guerra Mundial.
Figuras- Combatentes da II Guerra Mundial.
Força Aérea Brasileira- Melhor caça a jato.
Ficção- Melhor modelo Star Wars.
Houve também premiações especiais nas seguintes categorias:
Aviação- Melhor caça a hélice norte-americano pertencente à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (US Marine Corps).
Autos- Melhor Muscle Car
Diorama- Melhor diorama.
Motos- Melhor moto.
Kids- Melhor modelo Kids.
Os troféus, prêmios e medalhas entregues foram patrocinados por entidades e organizações, entre elas, a revista Tecnologia & Defesa, que ofereceu este ano o troféu de Melhor Militaria Sherman, distinção delegada a um modelo de carro de combate Sherman na curiosa versão M4A3 Mine Roller.
Durante a realização da convenção anual, a Tecnodefesa Editorial, responsável pela publicação das revistas Tecnologia & Defesa e T&D-Segurança (entre outras), promoveu o lançamento oficial do livro “O Stuart no Brasil – M3 / M3A1 e Derivados”, o primeiro trabalho da nova coleção de obras temáticas com a reconhecida qualidade da marca T&D.
Na ocasião foi possível adquirir o exemplar autografado e ainda conversar com os autores, Hélio Higuchi, Paulo Roberto Bastos Jr. e Reginaldo Bacchi. A obra é indispensável para todos aqueles que se interessam por História Militar, particularmente a do Exército Brasileiro, modelismo e pesquisa, além, é claro, por blindados.
Antes da premiação dos modelos classificados na competição promovida pelo GPPSD, houve sorteio de artigos correlacionados com a prática do hobby e cerimônia cívico-militar. No decorrer dos dois dias do evento, além de prestigiar a exposição de modelos, centenas de visitantes tiveram a oportunidade de examinar e adquirir artigos de dezenas de expositores que levaram para a convenção as mais recentes novidades, como kits recém-lançados, ferramentas, materiais de acabamento, literatura especializada, entre outros.
Ivan Plavetz