Conselho internacional de show aéreo

0
1187
Esquadrilha da Fumaça (Imagem: Agência Força Aérea)
Esquadrilha da Fumaça (Imagem: Agência Força Aérea)
Esquadrilha da Fumaça (Imagem: Agência Força Aérea)

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, participa, entre os dias 8 e 11 de dezembro, de uma reunião relacionada a shows aéreos internacionais na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Participam do International Council of Air Shows (ICAS) o Comandante da Esquadrilha, tenente coronel aviador Marcelo Gobett Cardoso, e o chefe da Seção de Operações, major aviador Álvaro Escobar Veríssimo.

A Esquadrilha da Fumaça é o único esquadrão aéreo militar da América do Sul que está participando do evento, juntamente com algumas esquadrilhas da América do Norte como Thunderbirds (Força Aérea dos Estados Unidos), Blue Angels (Marinha dos Estados Unidos), Snowbirds (Força Aérea do Canadá), além de outras equipes da Europa. “A participação no conselho é essencial para que a Força Aérea Brasileira mantenha-se representada no contexto dos eventos aéreos na América do Norte por meio de demonstrações”, avaliou o tenente coronel Gobett.

Entre os objetivos do ICAS, figura a promoção de apresentações aéreas de projeção internacional, divulgação de festivais aéreos para aqueles que trabalham na área e construção do reconhecimento e valorização da indústria do show aéreo entre o público em geral.

É oportuno lembrar que a Esquadrilha já realizou dezenas de demonstrações aéreas nos Estados Unidos, Europa e em vários países da América Latina. Recentemente o Esquadrão trocou seus veteranos T-27 Tucano pelos mais modernos A-29 Super Tucano. A equipe passa por um período de adaptação ao novo equipamento e definindo as mudanças no seu envelope de apresentações.

O A-29 dará mais energia às evoluções da Esquadrilha por ser mais veloz e dotado de motor de maior potência. Desenvolvido e produzido pela Embraer Defesa e Segurança, já é vendido para diversos países e testado em combate real. O emprego do A-29 irá ampliar a divulgação das qualidades da aeronave ao redor do mundo.

Ivan Plavetz