Concepção Estratégica “Força Aérea 100”

0
3157
A Concepção Estratégica “Força Aérea 100” tem por finalidade precípua estabelecer a visão para a Força Aérea Brasileira (FAB), ao completar “100 anos” de sua criação.

A Concepção Estratégica “Força Aérea 100” tem por finalidade precípua estabelecer a visão para a Força Aérea Brasileira (FAB), ao completar “100 anos” de sua criação.

Serve de orientação para o Planejamento Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER) e as demais fases do planejamento institucional.

Em breve o Northrop F-5EM Tiger II dará seu lugar na linha de voo aos muito mais modernos e capazes …..(imagem: Roberto Caiafa)

 

A presente Concepção constitui-se em um importante instrumento para o estabelecimento dos objetivos e diretrizes para a elaboração dos planejamentos subsequentes, visando o alcance de uma Força Aérea mais eficaz, no desempenho de suas atribuições, na paz e na guerra.

Objetiva, também, apresentar a parcela de contribuição da FAB na construção de capacidade militar para compor o esforço principal da Defesa Nacional.

… Saab Gripen E ou F-39 na Força Aérea Brasileira. (Imagem: Saab)

ORIGEM

O presente documento decorre do alinhamento do Planejamento e Gestão Institucional da Aeronáutica com a Política Nacional de Defesa, Estratégia Nacional de Defesa e, ainda, os documentos Setoriais (Ministério da Defesa) necessários.

Transfere, consolida e atualiza as orientações anteriormente contidas na Política Militar da Aeronáutica (DCA 14-5/2008), Missão da Aeronáutica (ICA 11-1/2007) e Estratégia Militar da Aeronáutica (DCA 15-1/2008), cujos tópicos passam a ser incorporados a esta concepção e a outros documentos do Sistema de Planejamento e Gestão Institucional da Aeronáutica (SPGIA).

O novo jato de transporte militar da Embraer, o KC390, será a espinha dorsal da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira. (Imagem: Roberto Caiafa)