Começa programa de renovação dos P-3ACH do Chile

0
1910

A Marinha do Chile anunciou que o primeiro avião de patrulha P-3 ACH Orion decolou da Base Aéronaval de Concón rumo ao Canadá para passar por um completo overhaul no âmbito do projeto Albatroz IV.

De acordo com o escopo, a IMP Aerospace revitalizará as asas e as superfícies de cauda, bem como trocará os motores e os aviônicos dos dois P-3ACH da Marinha do Chile. Os atuais motores Allison T56-A10 serão substituídos pelos T56-A14. A nova suíte integrada de avionicos será a Flight 2 da Rockwell Collins, composta de equipamentos de comunicações, navegação e vigilância de nova geração.

Os P-3 da frota chilena começaram a operar há 52 anos. Durante esse tempo de serviço, acumularam 19.000 horas de voo, período máximo recomendado pela fabricante Lockheed Martin.

No mesmo tempo em que a Marinha do Chile planejava substituir seus P-3ACH por aeronaves C-295 MPA da Airbus Defence & Space, considerou que a autonomia dos Orions permanecia necessária para as necessidades operacionais.

Desta forma, o governo de Santiago decidiu manter as aeronaves e aumentar sua vida operacional. A extensão dos P-3ACH permitirá que operem até 2037.

 

Ivan Plavetz