COMAVE realiza Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil

Começou nesta terça-feira, 12, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil, coordenado pelo Comando de Aviação do Estado (Comave).

O evento reúne profissionais das Organizações de Aviação da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e das Unidades Aéreas das Polícias Militares, Corpos de Bombeiros Militares e Polícias Civis de todo o país para debaterem sobre a atividade aérea de segurança pública do Brasil.

De acordo com o Comandante do Comave, Coronel Rodrigo Sousa, o evento é uma troca de experiências importante para todos os comandantes e gestores da aviação e defesa civil do Brasil. “Nosso objetivo neste encontro é trazer otimização para os nossos trabalhos e traçar novas estratégias para as diversas atividades em comum que realizamos com intuito de buscarmos economia, eficiência, efetividade e redução de gastos”, explicou.
A palestra Gestão e Coordenação das Operações de Socorro das Vítimas do Rompimento da Barragem de Mariana, do Coronel Fernando Antônio Arantes, chefe do Gabinete Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, abriu o evento.
Na troca de experiências do encontro, o Coronel Fernando enfatizou a importância da integração nas ações já colocadas em prática no Estado. “No Comave, percebemos que com a integração e unificando os recursos, a gestão administrativa é muito efetiva e eficiente. E conseguimos bons resultados quando respeitamos as peculiaridades de cada órgão, seja a Polícia Militar em sua atividade operacional, os Bombeiros Militares, a Polícia Civil e a Defesa Civil. Nosso objetivo é sempre fortalecermos as ações para darmos mais efetividade à atividade de aviação do Estado”, concluiu.
As 55 unidades aéreas dos 26 estados e do Distrito Federal estão reunidas neste encontro para juntos discutirem estratégias e trocarem experiências sobre a aviação e Defesa Civil, como ressaltou o Coronel da Reserva Eduardo Alexandre Beni, da Polícia Militar de São Paulo. “Minas Gerais é um estado bem robusto na atividade de aviação. Achamos importante realizar este encontro aqui pelo excelente trabalho do Comave e da Polícia Militar, pois já trocamos conhecimento por meio do portal: pilotopolicial.com.br, em que a Polícia Militar de Minas é muito participativa”, ressaltou.
Para o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Capitão Mena Barreto, o encontro é também uma oportunidade de integração da federação e dos estados na segurança pública de aviação”. Esse evento é uma oportunidade para discutirmos as questões estruturantes da aviação no Brasil. A Senasp trabalha para que tanto o Governo Federal, quanto os entes estaduais trabalhem de uma forma integrada e coordenada em prol da sociedade brasileira”, destacou.

[Best_Wordpress_Gallery id=”47″ gal_title=”ENAVSEG 2018″]

O encontro que irá até a próxima quinta-feira,14,  terá ainda palestras sobre operações de drones, operações aéreas policiais, operações aéreas integradas e manutenção aeronáutica.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais...

Comentários

DISPONÍVEL