CLA realiza Curso de Preparação para Operações de Lançamento

Termina hoje, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a primeira edição do Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL) deste ano. O objetivo é preparar novos operadores e colaboradores para atuarem nas atividades correspondentes à sua atividade-fim, ou seja, preparar, lançar e rastrear engenhos espaciais e suas cargas úteis. Participam do treinamento 42 militares e servidores civis, pertencentes aos diferentes setores do CLA que atuam nas operações de lançamento, realizadas em Alcântara (MA).

O CPOL está dividido em dois módulos, sendo que neste primeiro momento, os participantes receberão instruções teóricas nas atividades de planejamento operacional, operações de lançamento, preparação e lançamento, segurança de superfície, segurança do trabalho, localização e radares, trajetografia e sincronização, telemedidas, operação da estação terrena do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em Alcântara, meteorologia, patrimônio, metrologia e gestão da qualidade.

Ao término da capacitação, os participantes realizarão visitas a todas as estações operacionais do CLA e serão submetidos a testes de avaliação. Aqueles que forem aprovados receberão a certificação de “colaborador qualificado” e estarão aptos a participarem do segundo módulo do CPOL, com conteúdo prático e específico relacionados às diferentes atividades operacionais executadas em operações de lançamento, recebendo a certificação de “operador da estação”, seja das estações Radar Atlas, Adour, de Telemedidas, de Meteorologia etc.

“O CPOL vem ao encontro da estratégia da direção do CLA de implementar com efetividade a gestão e transmissão de conhecimentos aos novos colaboradores, tendo em vista a iminência de aposentadoria de parte de nossos servidores civis e a rotatividade dos militares que trabalham no Centro. Por outro lado, é a oportunidade de inserirmos os participantes do curso no ambiente operacional de um centro de lançamento com aulas temáticas. Assim, esperamos dotá-los de conhecimentos teóricos e práticos visando com que exerçam com segurança e desenvoltura as atividades afetas ao lançamento de engenhos aeroespaciais a partir do CLA”, explicou o diretor do CLA, coronel-aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

História

Efetivo de 42 militares e servidores civis estão recebendo no CLA instrução de qualificação para atuarem em operações de lançamento de foguetes. (Imagem: CLA)

O CPOL é regulado pela Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA) 37-15 de 2015 “Cursos e Estágios do DCTA para o ano de 2016”. Neste primeiro módulo, possui uma carga horária total de 40 horas-aula. A previsão é que o segundo módulo com atividades práticas e específicas nas estações operacionais tenha início em nove de maio. O curso foi realizado pela primeira vez no CLA no ano 2015 de maneira experimental e agora ganha caráter formal a partir da publicação na TCA 37-15.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE