China e Ucrânia desenvolverão super cargueiro aéreo

0
2953
(Imagem: Antonov ASTC)

A estatal ucraniana Antonov ASTC e a chinesa Aviation Industry Corporation of China (AVIC)  assinaram acordo visando desenvolverem e construírem juntas um super cargueiro aéreo identificado como A-225, que será baseado no gigante An-225 Mriya (Denominado Cossack pela OTAN).

De acordo com a fonte chinesa, a primeira parte do plano sino-ucrâniano será a conclusão da fabricação de um segundo An-225, que está paralisada há vários anos e, subsequentemente, repassa-lo para a AVIC.

A segunda parte corresponde ao estabelecimento de linhas de produção do novo A-225 em território chinês.

Conforme a notícia, o grupo industrial AVIC pretende implantar dois sites de produção da aeronave, sendo um em Luzhou, província de Sichuan, e outro em Guigang localizado 300 Km a oeste de Guangzhou.

Apenas um An-225 foi produzido pela fabricante ucraniana. (Imagem: Antonov ASTC)
Apenas um An-225 foi produzido pela fabricante ucraniana. (Imagem: Antonov ASTC)

O novo A-225 fabricado na China, cujo primeiro exemplar poderá sair da linha de montagem final no inicio de 2019, será empregado  principalmente  em transporte de cargas.

O Antonov An-225 emergiu nos anos de 1980 como transportador do ônibus espacial russo Buran. Basicamente, trata-se de uma versão ampliada do avião de transporte estratégico An-124 Ruslan (Condor na OTAN).

Ele é impulsionado por um conjunto de seis reatores turbofan ZMKB Progress D-18 com capacidade de gerar empuxo total de 140,5 mil Kg. Suas capacidades de transporte aéreo valeram a quebra de recordes mundiais incluindo carga máxima embarcada de 253 toneladas.

Ivan Plavetz
Fonte: war.163.com (China)