O primeiro módulo do novo Super Carrier de propulsão nuclear Type 003 (110.000 toneladas) foi fotografado/observado (foto de abertura) essa semana no estaleiro de Jiangnan, Changxing / Shanghai, o que pode ser traduzido como o início efectivo da sua construção pela Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN).
Rumores apontam que o próximo modelo de NAe chinês, o Type 003, será movido por um reator a energia nuclear. Esse Super Carrier deslocaria 110.000 toneladas.
Relatórios confiáveis publicados por observadores internacionais no início de 2018 indicavam que a China buscava construir, na atualidade, pelo menos um Navio-Aeródromo de 80.000 toneladas (Type 002) enquanto realiza os testes de mar um Ski-Jump Type 001A.
A China está finalizando a entrega do primeiro NAe totalmente produzido no país, do modelo Type 001A, que usa rampa Ski-jump.
https://www.youtube.com/watch?v=yDh2iBJxos8
Mas enquanto a Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN) usa o pioneiro Liaoning Type 001 como um navio de treinamento, o Type 001A será um NAe Ski-Jump totalmente equipado e bem armado.
Com efeito, o Type 001A possui novo conjunto de armas, aeronaves e radares/sensores mais avançados (caças J-15 apoiados por radares Tipo 346A).
Espera-se que o Type 002, atualmente em construção, use propulsão convencional, juntamente com uma série de avanços tecnológicos como o EMALS (Electromagnetic Aircraft Launch System) sistema de catapulta eletromagnética e convoo angulado.
Assim, a China vai operar em futuro breve um par de navios com capacidade CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off) Type 002 e Type 003, navios projetados com um conjunto de habilidades significativamente diferente da dupla Type 001/001A (Ski-Jump).
O Type 003, que permanecia em grande parte na prancheta até o momento, deverá deslocar 110.000 toneladas.
Esse Super Navio-Aeródromo chinês será o primeiro do tipo a ser construído desde os anos de 1950, em qualquer lugar do mundo, capaz de rivalizar com os poderosos super-carriers da US Navy.
A China também colocará em serviço uma nova geração de caças e drones (provavelmente baseado no caça furtivo J-31) disponíveis no momento em que o Type 003 estiver pronto.
A China não tem muitas bases navais ao redor do mundo, então a posse de navios-aeródromo movidos á energia nuclear resolveria os problemas de reabastecimento de um grupo tarefa da Marinha Chinesa nucleado em porta-aviões de longo alcance.
Dessa forma, é possível delinear, no curto prazo, uma força de quatro navios aeródromos, o que permitiria uma disponibilidade constante de dois/três NAe, sendo um Ski-Jump de curto alcance e menor capacidade, mantido nas águas do litoral chinês, um Type 002 e seu grupo de escoltas e navios de suporte logístico/tanques, e um Type 003 Super Carrier capaz de nuclear um grupo tarefa de longo alcance com escoltas e navios de suporte logístico/tanques.
O Type 003 (e seus sucessores) deverá ter como papel precípuo projetar poder e defender interesses chineses em qualquer um dos mares exteriores.
Certamente, o poderoso programa de construção naval militar da China atualmente em curso não se resumirá a posse de somente quatro navios aeródromos.
Obs do Autor: A China deverá padronizar no futuro sua frota de NAes com os modelos Type 003 de propulsão nuclear, EMALS (CATOBAR) e convoo angulado. O Type 002 pode ser considerado um ensaio geral de exequibilidade do mais poderoso Type 003, assim como o Liaoning serviu de ensaio para o mais poderoso Type 001A (em testes de mar atualmente). A conclusão é que a combinação de baixa tonelagem e operação ski-jump, para a China, se mostrou pequena, demandando navios maiores e mais capazes (ainda mais que a PLAN optou por operar um caça pesado). O Type 001A poderá se tornar, no médio prazo, o projeto de NAe oferecido para exportação no mercado internacional.