A revolução na artilharia autopropulsada do EB
Por Paulo Roberto Bastos Jr.
Na manhã de hoje, dia 04 de outubro, a Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio da Divisão de Importação e Exportação de Material (DIEM), iniciou o desembaraço alfandegário de trinta e duas (32) Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBC OAP) M109A5+BR e cinco (5) Viaturas Blindadas Especiais Socorro (VBE Soc) M88 A1, que estão sendo desembarcadas neste momento no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
Os VBC OAP M109A5+BR fazem parte de um lote de 40 adquiridos em 2014, diretamente do governo dos EUA, através de seus programas de Artigos de Defesa Excedente (Excess Defense Articles – EDA) e Vendas Militares Estrangeiras (Foreign Military Sales – FMS), sendo que 8 já haviam sido entregues (2 recuperados e transformados em treinadores pelo PqRMnt/5, e que estão em uso, e 6 seriam para reaproveitamento de componentes).
Os 32 remanescentes foram modernizados pela empresa BAE Systems a um custo de aproximadamente US$ 54 milhões.
A modernização, além dessas viaturas retornarem ao “estado de novas”, ganharam radares de medição de velocidade inicial e bloqueador remoto do tubo (ambos originais da versão A6), equipamentos de sistema digital de direção de tiro, navegação inercial e GPS (que possibilitarão a automação de procedimentos e integração com cartas digitais em tempo real), rádios digitais Harris Falcon III, que é o mesmo utilizado pelas demais viaturas das tropas blindadas, e intercomunicadores Thales SOTAS.
Esses implementos possibilitarão uma melhora considerável no poder de fogo das unidades com o aumento da capacidade de resposta em missão de tiro, maior velocidade de preparação e realização dos disparos, redução de erros de dados do alvo, aumento de precisão dos cálculos balísticos, comunicação digital com mais segurança e transmissão de dados, em relação à versão A5 original.
Já as VBE Soc M88 A1 fazem parte de uma nova aquisição do EB, via FMS, efetuada em 2018, e se somarão aos quatro (4) já recebidos em 03 de outubro de 2018, e que atualmente estão em operação nos 4º e 5º BLog, 9º B Mnt e 20º RCB, aumentando assim a capacidade de manutenção de toda força blindada. Devido a sua demonstrada capacidade, é esperada novas aquisições desse tipo de viatura.
A chegada dessas viaturas faz parte do enorme esforço que o EB tem feito nos últimos anos, de forma pragmática e assertiva, de sua recuperação operacional e de poder de fogo, dentro do Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (Prg EE OCOP).