Seis anos após realizar seu primeiro voo, o Cessna 408 SkyCourier pode ter conquistado seu primeiro cliente militar, a Bélgica. De acordo com portais internacionais, o Ministério da Defesa belga teria adquirido cinco unidades do bimotor turboélice norte-americano para emprego em missões de operações especiais.
Até o momento, não houve confirmação oficial por parte das autoridades dos Estados Unidos, da Bélgica ou da própria Textron Aviation. Segundo os sites Scramble e Avions Légendaires, a compra dos SkyCourier estaria inserida na licitação SOA-FW (“Special Operations Aviation Fixed Wing”), vinculada ao projeto STAR (“Sécurité, Technologie, Ambition, Résilience”). O programa reúne uma série de iniciativas destinadas a ampliar as capacidades de defesa do país. Além do fortalecimento das operações especiais e a aquisição adicional de 11 caças furtivos F-35A.
Para cumprir as novas missões, os SkyCourier deverão ser modificados localmente pelas empresas SABCA e Sabena Technics. As adaptações incluem a instalação de equipamentos específicos, como rádios, datalink e navegação militarizada. As aeronaves também deverão contar com capacidade de evacuação aeromédica e com sistemas de armamento voltados a missões de apoio aéreo aproximado.

Os novos aviões irão operar em conjunto com os helicópteros Airbus H145M, igualmente adquiridos para missões de operações especiais. De acordo com o planejamento do Ministério da Defesa belga, os SkyCourier serão empregados por um esquadrão dedicado, que deverá ser estabelecido na Base Aérea de Beauvechain a partir de 2028.
Caso o projeto seja confirmado, a Bélgica se tornará a primeira operadora do SkyCourier no âmbito da OTAN. Com mais de 40 unidades já entregues a diversos operadores ao redor do mundo, incluindo operadores civis no Brasil, o modelo foi desenvolvido originalmente a partir das necessidades da FedEx Express, que concentra a maior parte das encomendas.
O Cessna 408 SkyCourier tem asa alta e trem de pouso fixo. É equipado com dois motores Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC de 1.100 hp cada. Ele pode transportar até 19 passageiros ou três contêineres padrão LD3, enquanto, na configuração mista, acomoda nove passageiros. Com capacidade para operações em pistas curtas, o modelo atinge velocidade máxima de cerca de 390 km/h, tem alcance de 715 km e decola com menos de 1.200 m de pista.