O Cessna 408 SkyCourier é um avião turboélice bimotor de asa alta e utilitário, em desenvolvimento pela fabricante norte-americana Cessna Aircraft Company.
O modelo 408 foi anunciado em 28 de novembro de 2017, pela Textron Aviation, controladora da Cessna, com a introdução prevista para 2020.
A FedEx é o cliente de lançamento, com um pedido de 50 aeronaves cargueiras, com opção para mais 50.
Os testes em túnel de vento ocorreram em 2018 e primeiro voo foi realizado em 17 de maio de 2020.
O SkyCourier estará disponível em uma versão para 19 passageiros, com amplas janelas na cabine e área separada para a tripulação.
Na versão cargueira, será capaz de transportar três pallets LD3 e 2.722 quilos, tendo uma grande porta de carga do lado direito da fuselagem.
O projeto não apresenta rampa de carga traseira.
É possível ainda uma versão combinada para passageiros e cargas.
A aeronave cruza a 200 nós por mais de 900 milhas náuticas (1 670 quilômetros) e utiliza um único bocal de abastecimento por gravidade, agilizando o tempo de manejo da aeronave no solo.
O projeto limpo deve oferecer uma melhor flexibilidade de cabine, desempenho superior e menor custo operacional em relação a seus competidores.
Sua estrutura será montada de materiais de alumínio tradicionais e equipada com bem sucedido motor Pratt & Whitney Canada PT6 A-65, trem de pouso fixo e uma suíte de aviônicos Garmin G1000.
A cabine não pressurizada terá 178 cm de altura e largura, com um chão reto e uma porta de carga com 221 cm.
Seus competidores são, além do novíssimo ATL-100 da DESAER, os modelos De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter, LET L-410, Dornier Do 228, PZL M28 e CASA C-212.