Cerimônia de lançamento do livro “Guardiões de Netuno”

  • Livro conta a história dos Mergulhadores de Combate (GRUMEC) da Marinha do Brasil

COMPRE aqui o livro “GUARDIÕES DE NETUNO” clicando aqui!
Capitão de Fragata Michael Vinícius AGUIAR, comandante do GRUMEC, no discurso de abertura do evento.

Na tarde do último dia 11/05, ocorreu no Pátio d`Armas do Museu Naval, no Rio de Janeiro, a cerimônia de lançamento do livro “Guardiões de Netuno: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil”, escrito pelo Prof. Ms. Rodney Lisboa.

Na ocasião do evento, compareceram ilustres autoridades militares e civis, familiares do autor, amigos, além de convidados de diferentes segmentos da sociedade brasileira.

Após a abertura oficial, foi concedida a palavra ao Capitão de Fragata Michael Vinícius AGUIAR, comandante do GRUMEC, o qual destacou o importante papel desempenhado pela unidade e enalteceu a iniciativa do autor.

Palavras do Almirante de Esquadra BENTO Costa Lima de Albuquerque Júnior, autor do Prefácio do livro.

Na sequência, convidado a explanar sobre a obra, o Almirante de Esquadra BENTO Costa Lima de Albuquerque Júnior, prefaciador do livro, parabenizou o autor por abraçar o desafio de escrever sobre a atividade do Mergulho de Combate.

Posteriormente, o Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARENTZ, primeiro MEC a alcançar a graduação de Almirante no quadro de oficiais generais da Marinha do Brasil e responsável pelo texto de apresentação do livro, saudou o autor e sua família, além de exaltar a capacidade operativa dos quadros operacionais da unidade e ponderar sobre a relevância da atividade MEC para o Poder Naval brasileiro.

Prof. Ms. Rodney Lisboa, autor do livro do GRUMEC, expõe texto de apresentação sobre a trajetória que levou à publicação da obra.

Assumindo a palavra, o autor proferiu uma breve apresentação abordando a trajetória de publicação da obra.

O autor agradeceu a presença dos convidados presentes, o apoio ofertado por sua família, o suporte do GRUMEC, da Marinha do Brasil, da Diagrarte Editora, bem como das instituições patrocinadoras (Atrasorb; NT2; USE MILITAR; CS3).

O autor de “Guardiões de Netuno” autografa o exemplar do Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARENTZ, autor do texto de apresentação do livro.

O autor foi convidado a presentear com um exemplar do livro o Suboficial Luís CLÁUDIO do Nascimento Pestana, Praça MEC mais antigo no serviço ativo, antes de posar para a foto oficial junto às autoridades da Marinha presentes e assumir o posto para iniciar uma celebrada sessão de autógrafos com todos os convidados interagindo e repercutindo o valor de uma obra dessa natureza para a literatura nacional.

Na ocasião do evento, o GRUMEC promoveu uma pequena exposição de armas e equipamentos empregados pela unidade na condução de suas atividades operativas.

Estiveram presentes à cerimônia de lançamento do livro do GRUMEC as seguintes autoridades da Marinha do Brasil:

  • Almirante de Esquadra BENTO Costa Lima de Albuquerque Júnior (Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha).
  • Vice Almirante (Ref.) José Carlos MATHIAS (Departamento Patrimônio Histórico e de Documentação da Marinha)
  • Vice Almirante Antônio Fernando GARCEZ Faria (Diretoria de Hidrografia e Navegação)
  • Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARETZ (Ministério da Defesa)
  • Vice Almirante Marcos Sampaio OLSEN (Diretoria de Hidrografia e Navegação)
  • Contra Almirante RALPH Dias da Silveira Costa (Centro de Instrução Almirante Alexandrino)
  • Contra Almirante HUMBERTO Caldas da Silveira Júnior (Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear)
  • Contra Almirante ALAN Guimarães Azevedo (Força de Submarinos)
  • Contra Almirante Luiz Roberto Cavalcante VALICENTE (Centro de Comunicação Social da Marinha)
Durante a cerimônia de lançamento do livro do GRUMEC, o autor foi prestigiado por sua esposa e seus pais.

Também compareceram ao evento os ex-encarregados/comandantes do GRUMEC:

  • Capitão de Fragata (Ref.) Theotônio Chagas TOSCANO de Brito
  • Contra Almirante Carlos Eduardo Horta ARENTZ
  • Capitão de Corveta (Ref.) Claudio José Costa de LIMA
  • Capitão de Mar e Guerra (Res.) Orlando ÉRICO Lacê de Oliveira Lima
  • Capitão de Mar e Guerra (Res.) DANIEL Silvino Costa Nogueira
  • Capitão de Mar e Guerra (Res.) ÍTALO Gama Franco Monsores

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Grupo EDGE, estatal de tecnologia os Emirados Árabes, anunciou que formalizou uma “joint venture” (JV) com a empresa espanhola...

O Exército Brasileiro (EB), por meio da Chefia de Material do Comando Logístico (CMat/CoLog), publicou hoje, dia 04 de março,...

Durante a HAI Heli Expo 2024, que aconteceu no final de fevereiro, nos Estados Unidos, a Safran Electronics & Defense...

Um valor em torno de U$ 400 milhões, resultante de acordo entre o grupo britânico e o Exército da Dinamarca...

Comentários

Disponível

DISPONÍVEL