Centro de serviços móvel para manutenção de helicópteros Mi-8/17

0
1918
Imagem 2 Rostec-Peru
O interior do hangar do centro de serviços móvel adapta-se a helicópteros do porte dos Mi-8 ou Mi-17 (Imagem: Rostec)

A organização estatal russa Rosobonexport, coligada à corporação estatal Rostec, está disposta a fornecer  um centro de serviço móvel para operações de manutenção necessárias e de alta qualidade para o Peru, visando a manutenção dos helicópteros modelo Mi-8/17 em serviço naquele país, entre eles, os Mi-171Sh, cujas entregas foram finalizadas em dezembro de 2015.

“A aquisição dos referidos helicópteros foi realizada legalmente. Eles se encontram perfeitamente operativos e contam com equipes de apoio de elevada competência tecnológica para que possam cumprir sua missão”, assinalou o ministro da Defesa do Perú, Jakke Valakivi Álvarez, em carta dirigida para um meios de comunicação do país que havia difundido uma informação falsa sobre a qualidade dessas aeronaves.

Conforme a Rostec, de acordo com as tratativas de offset, também será construído no Peru um centro de manutenção fixo. Para o momento, as duas partes desenvolvem um intenso trabalho para realizar esse projeto. Ao mesmo tempo, com propósito de manter a elevada operacionalidade dos helicópteros, a Rosoboronexport propôs também aos peruanos em caráter alternativo o centro de serviços móvel que poderia utilizar-se de regiões remotas e de difícil acesso do país permitindo poupar consideráveis recursos.

Imagem 3 Rostec-Peru
(Imagem: Rostec)

O diretor-geral da Rosobonexport, Anatoli Isáikin, declarou que todos os helicópteros Mi-171Sh fornecidos estão sendo operados ativamente pelo Exército do Peru, sendo que eles estão sendo usados com êxito contra terroristas e narcotraficantes. O executivo afirmou que as duas partes estão interessadas no emprego exitoso dessas aeronaves e é exatamente por isso que a Rosobonexport ofertou o envio do centro de serviços móvel para cobrir o período de construção do centro de serviço fixo. De acordo com essa ideia, será possível garantir  a manutenção das aeronaves sem interrupção, cocluiu Isáikin.

Cabe destacar que tanto a fabricante dos helicópteros quanto o centro de serviços móvel de manutenção faz parte da holding Russian Helicopters, que é parte da Rostec.

Imagem 5 Rostec-Peru
O centro de serviços móvel conta com um completo conjunto de equipamentos e ferramentas. (Imagem: Rostec)

O centro de serviços móvel é composto por um hangar de rápida instalação e equipado com um completo sistema de equipamentos técnicos. As dimensões de suas instalações se adaptam aos helicópteros Mi-8/17, Mi-28N e Mi-35M. O tempo de montagem do centro é de aproximadamente quatro horas.

O centro de serviços móvel está destinado à manutenção técnica e aos reparos de aeronaves em sua base permanente ou temporária, incluindo o transporte até o local de trabalho, a instalação completa do equipamento, ferramental, materiais e dispositivos para a revisão e controle.

Segundo a Rostec, os helicópteros russos operam com êxito em muitos países da América Latina, entre eles, Argentina, Brasil, Venezuela, Colômbia, Cuba, México e Peru. A Rosoboronexport planeja ampliar a área de fornecimento de aeronaves russas na região da mesma forma que desenvolve um sistema eficaz de manutenção pós-venda.

Ivan Plavetz