Centro de Lançamento de Alcântara lança com foguete de treinamento

0
1486

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, realizou na última sexta-feira (14) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico durante a Operação Falcão I/2016.

A operação tem por finalidade o treinamento operacional das equipes e meios de apoio, preparação, lançamento e rastreio de foguetes, além da obtenção de dados para a qualificação e certificação do foguete.

O lançamento ocorreu às 11h45min pelo horário local e envolveu mais de cem militares e servidores do CLA. O veículo seguiu a trajetória prevista voando por 2min45seg até a queda no Oceano Atlântico a 18 quilômetros de distância do local de lançamento.

O foguete espacial atingiu uma altitude máxima (apogeu) de 31 quilômetros em pouco mais de um minuto após o lançamento. Outro objetivo importante do lançamento foi atender aos requisitos de recebimento do Lançador Móvel, proveniente do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), com objetivo de qualificá-lo para as atividades operacionais do CLA.

Centro de Controle

“O lançamento foi fundamental para atestarmos a eficiência do trabalho de quase um ano, dedicado à recuperação e operacionalidade de todos os sistemas do CLA, além de treinarmos as equipes, testarmos procedimentos e verificarmos todos nossos meios visando a realização de operações com veículos de maior porte, a exemplo do foguete VSB-30, previsto dentro das atividades da Operação Rio Verde”, disse o coronel-aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor do CLA.

Este foi o 30º Foguete de Treinamento lançado a partir de Alcântara  como parte do projeto Foguete de Treinamento (FOGTREIN) que desde 2009 mantém equipes e meios operacionais nos centros de lançamento de Alcântara (CLA) e da Barreira do Inferno (CLBI), localizados no Maranhão e no Rio Grande do Norte, respectivamente.

Centro de Controle do CLA (Imagem: CLA)

Ivan Plavetz