Centro de Instrução de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro

0
3313

O Centro de Instrução de Engenharia de Construção (CIECnst) atualmente é o único estabelecimento de ensino da Força Terrestre que tem, como missão precípua, a formação e aperfeiçoamento técnico-profissional dos quadros oriundos da Engenharia de Construção do Exército Brasileiro.

Desde a sua criação, que se deu por meio da Portaria nº 108-Cmt Ex, de 1º de março de 2005, o CIECnst é responsável pela capacitação de integrantes das organizações militares de Engenharia, sobretudo daquelas ligadas ao Sistema de Obras de Cooperação, no tocante às técnicas peculiares das atividades da Engenharia de Construção. Além de atender às demandas internas, o CIECnst tem recebido, também, militares das outras Forças, de nações amigas e de outros órgãos públicos ao longo de seus pouco mais de dez anos de existência.

O CIECnst tem como objetivo a capacitação técnico-profissional dos quadros oriundos da Engenharia de Construção do Exército Brasileiro. (Imagem: CIECnst)

O CIECnst está sediado na cidade de Araguari (MG), na região do Triângulo Mineiro, e funciona dentro das instalações do 2º Batalhão Ferroviário (antigo 11º Batalhão de Engenharia de Construção), subordinado administrativa e operacionalmente. Além disso, o CIECnst encontra-se subordinado também ao Departamento de Engenharia de Construção, que é o órgão gestor do Curso de Equipamento de Engenharia para oficiais e sargentos; ao Comando Militar do Planalto, gestor dos estágios gerais; à Diretoria de Obras de Cooperação, que atua como órgão de coordenação dos estágios setoriais; e, finalmente, à Diretoria de Educação Técnica Militar, de quem recebe orientação técnico-pedagógica.

Atualmente o CIECnst oferece uma ampla gama de cursos e estágios voltados, sobretudo, para a formação e especialização de militares. Além dos cursos de Equipamento de Engenharia para oficiais e para sargentos, realizados alternadamente (para oficiais em anos ímpares e para sargentos em anos pares), são oferecidos dois estágios gerais: o Estágio Técnico de Atividades de Construção (ETAC) e o Estágio de Gerenciamento de Atividades de Construção (EGAC); e nove estágios setoriais: Estágio de Gerenciamento de Frotas, Estágio de Gerenciamento de Obras, Estágio de Topografia Operacional, Estágio de Ensaios Tecnológicos, Estágio de Operador de Máquinas de Construção, Estágio Técnico em Edificações, Estágio de Usinagem e Pavimentação Asfáltica, Estágio de Chefe de Campo e Estágio Técnico em Infraestrutura Ferroviária.

(Imagem: CIECnst)

O CIECnst colabora, ainda, com o preparo dos contingentes da Companhia de Engenharia de Força de Paz do Haiti (BRAENCOY) e com a capacitação esporádica de outros militares, visando atender a demandas internas da Força.

Em que pese seus pouco mais de dez anos de existência, o CIEnst tem contribuído, de forma obstinada e inquebrantável, com o preparo dos quadros da Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, tendo formado, ao longo desse tempo, mais de 2.244 militares do Exército Brasileiro, 23 militares de Nações Amigas, quatro Fuzileiros Navais e oito servidores civis pertencentes às organizações militares do Sistema de Obras de Cooperação.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o CIECnst hoje é um centro de excelência no que diz respeito à formação e ao preparo dos recursos humanos que atuam nas diversas frentes de trabalho da Engenharia de Construção do Exército Brasileiro, nos mais longínquos rincões do País.

Ivan Plavetz