Com a chegada do Centauro II BR, o melhor sistema de armas da sua categoria, o Exército inicia uma verdadeira revolução em sua força blindada.
Na tarde de ontem, 30 de julho, saiu do porto de Hamburgo, na Alemanha, o cargueiro que transporta o primeiro exemplar da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR, que estava retida há mais de um mês.
A previsão de chegada ao porto do Rio de Janeiro é no dia 15 do próximo mês e, assim que forem efetuados os desembaraços aduaneiros, deverá seguir para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), o “Campo de Provas da Marambaia”, no Rio de Janeiro (RJ), onde as realizará as últimas etapas da avaliação técnica e operacional, antes de sua aceitação.
O segundo veículo do lote protótipo tem previsão de sair do Porto della Spezia, na Itália, no próximo dia 05, e deverá seguir para o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), em Santa Maria (RS), onde fará os testes finais de rodagem.
Após a conclusão das avaliações, prevista para ocorrer no inicio de dezembro, será assinado o contrato de aquisição das VBC Cav 8X8 Centauro II BR pelo Exército Brasileiro (EB), iniciando o processo de produção das 96 unidades restantes, com a entrega de sete unidades por ano, a partir de 2025. O recém-criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec), de Boa Vista (RR), está sendo cotado para ser a primeira unidade a coloca-los em operação.
A primeira VBC Cav Centauro II BR embarcada
Respostas de 7
Que TOP !!! Sou fã de blindados e fico muito feliz em ver nosso exército finalmente tendo uma máquina de ponta nas mãos 👏🇧🇷🇧🇷
Que coisa linda!!!
Caro Paulo, inicialmente foi divulgado valor de cerca de R$ 5 bi ou quase e$ 1 bi. Mais tarde uma nota do EB indicou R$ 3,3 bi.
Poderia esclarecer qual o valor correto do contrato para as 98 viaturas blindadas Centauro 2.?
Li também uma matéria indicando que o Centauro 2 BR não teria carregamento automático e outras coisas provavelmente para “baratear” o valor.
Por cerca de U$ 9 mi a unidade é um blindados excelente mas caro. Mas por cerca de U$ 6 mi se torna muito mais atrativo e poderia ser adquirido em maiores quantidades, talvez até se tornar o substituto dos Leo 1A5 ou pelo menos parte da frota de MBT, dotando talvez os RCB.
Até que enfim estaremos operando algo no estado da arte nesta categoria de blindados. Baita máquina, caçador puro sangue de MBT’s.
Bastos, alguma novidade sobre o Cascavel com lançador de ATGM ???
Vão ser fabricados somente 7 unidades por ano?
Essa informação é correta?
Nesse ritmo o último dos 96 blindados será entregue em 2039.
Espero ver logo eles em Campinas e Osasco.
Graças a Deus!!!
A ALEMANHA deixou um pouco de lado seus ressentimentos e liberou essas máquinas.
VOCÊS NÃO ESTRANHAM UM POUCO ESSE PROCEDIMENTO DO GOVERNO ALEMÃO?