CBC, 95 anos com novo visual

Ao completar 95 anos de história em 2021, a CBC renovou sua identidade visual, agregando elementos que reforçam o seu compromisso, posicionamento e essência.

A nova marca CBC é composta por três elementos principais: logotipo, símbolo e posicionamento. O símbolo elipse é a representação da solidez ascendente, o movimento que a empresa segue desde sua fundação, em 1926. Grafado em exclusiva tipografia, o logotipo CBC é o acrônimo de Companhia Brasileira de Cartuchos, representando em seus traços a força, o movimento e o avanço, componentes do DNA da companhia. A nova marca também apresenta o posicionamento de líder mundial em munições, como é reconhecida no mundo – uma respeitada empresa global, líder em seu segmento. Além da nova tipografia, o logo se apresenta em uma nova cor proprietária: o verde, que representa o Brasil.

“No momento em que a empresa chega à marca histórica de 95 anos, o logo foi redesenhado, acompanhando as inovações da marca. Essa nova versão possui mais força, mais presença, com um estilo tipográfico que reflete tecnologia e modernidade”, explica o diretor comercial e marketing da CBC, Paulo Ricardo Gomes.

A atualização da marca vem em um momento bastante promissor do mercado de munições, que passa por um período de crescimento das vendas no Brasil e no mundo. Segundo Salésio Nuhs, vice-presidente comercial e de relações institucionais da CBC, as mudanças são resultado de um grande trabalho de “branding”, liderado pela área de marketing, que envolveu todo o corpo diretivo. Este projeto abrangeu avaliação em profundidade do propósito, compromisso, fundamentos e pilares estratégicos da marca.

“O novo design reflete a trajetória de sucesso da companhia. Em quase 100 de história, a CBC já passou por diversos momentos no mercado nacional e internacional, no que se refere a economia, política e regulamentações. A modernização da marca é fundamental para reforçarmos nossa essência no mercado”, afirmou Nuhs.

De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing internacional, Fernando Salm, a nova identidade visual representará a empresa também no mercado externo. “A CBC vende seus produtos globalmente e nos últimos anos tornou-se umas das principais fornecedoras de munição para os países da OTAN. A marca corporativa é destinada às exportações ao mercado internacional militar, que é um dos seus carros-chefes. A nova identidade global da CBC marca uma nova etapa na vida da companhia, que se consolida como líder mundial em munições”, explicou.

O logotipo foi redesenhado ao longo do tempo, acompanhando a evolução da empresa. A primeira versão foi criada em 1926, quando ainda se chamava Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições, e foi utilizada por 10 anos. Em 1936, passou a ser estilizado em formato de elipse na horizontal e na cor vermelha, acompanhado dos novos nome e sigla. A partir de 1992, a CBC teve sua marca alterada em uma nova estratégia de marketing, passando a ser representada por uma elipse na cor azul, com uma identidade mais moderna e dinâmica. Em 2019, passou a ser aplicado somente na cor preta, reforçando sua estratégia de atuação no mercado, confiabilidade e solidez. Em 2021 foi redesenhado, acompanhando as inovações da marca:

Evolução da marca durante sua história

Novo Código de Conduta

Ainda dentro da atividades comemorativas e alinhando com seu compromisso de conduzir seus negócios com ética, integridade e transparência, que busca a melhoria contínua de seus processos, assim como manter-se atualizada e em conformidade com a legislação anticorrupção no Brasil e no mundo e com a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD), a CBC aprimorou sua estrutura de “Compliance, com atualização de políticas e procedimentos, dentre eles, o Código de Conduta CBC Trust, em vigor desde 2017.

Segundo o presidente da CBC, Fábio Luiz Munhoz Mazzaro, o objetivo é seguir trabalhando com ética e dedicação, continuando a ser uma grande empresa, servindo ao país, clientes, parceiros e colaboradores de maneira transparente, justa e honesta. Nesse contexto, também destaca o comprometimento com uma gestão responsável, aplicando medidas técnicas e organizacionais para garantir a segurança dos dados pessoais de seus colaboradores e parceiros de negócios, em conformidade com a LGPD.

“Nosso Código é um guia que nos dá diretrizes para fazermos a coisa certa, tanto na condução de nossos negócios e atividades, como no relacionamento com a sociedade, nos orientando a tomar decisões éticas e corretas no dia a dia. Ele se aplica não somente aos nossos colaboradores, mas também a todos os parceiros que se relacionam conosco, interna e externamente. Contribuímos não somente para a segurança nacional, mas também para o desenvolvimento e cuidado de nossos colaboradores, por isso, itens como ética e segurança são fundamentais”, ressaltou Mazzaro.

 

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