Carros de combate TAM da Argentina passarão por modernização

0
2921
Carros de combate TAM serão modernizados para o padrão 2C (Imagem: Ministério da Defesa da Argentina)

Após 14 meses da assinatura do contrato, teve início o processo de modernização de 74 unidades do carro de combate argentino TAM (Tanque Argentino Mediano) para o padrão TAM 2C.

Esse carro de combate, desenvolvido a partir do veículo de infantaria Marder de projeto alemão, foi produzido na Argentina a partir de meados da década de 1970. O modelo é parte de uma família de viaturas que incluem variantes de transporte de tropas, comando, artilharia e recuperação de carros de combate.

O programa de potencialização e modernização substituirá componentes obsoletos no limite da capacidade logística, e incorporará melhorias nos sistemas de combate integrando novos equipamentos de vanguarda a nível regional e mundial. Os trabalhos serão executados no Batallón de Arsenales 602 do Exército Argentino com assistência de técnicos israelenses.

Entre os itens de destaque da modernização dos TAM do Exército da Argentina figura a troca de sistema hidráulico original da torreta de armas por um sistema totalmente elétrico, a substituição dos sistemas de pontaria e ópticos de visualização ultrapassados por tipos de última geração incluindo uma estação meteorológica, os sistemas de alerta laser, gerenciamento de informação de combate diurno e noturno em tempo real e comunicações, bem como incorporação de uma unidade de potencia auxiliar de produção local.

O programa de modernização também contempla compensações industriais correspondente a 100% do valor do contrato por parte do governo de Israel. Essas compensações dividem-se em três partes: 40% investido em marketing e apoio para inserção de companhias e entidades de defesa da Argentina no mercado internacional, 40% em convênios de produção sob licença ou coprodução e os 20% restante em transferência de tecnologia notadamente em forma de capacitação de pessoal.

Ivan Plavetz
Fonte: Zona Militar (Argentina)