O Exército Brasileiro (EB) recebeu quatro respostas para sua Requisição de Propostas (RFP) correspondentes ao plano de aquisição de sistemas de armas, que inclui canhões de 105 mm destinados às viaturas de reconhecimento 8×8 que fazem parte do programa VBR-MR (Viatura Blindada de Reconhecimento-Média de Rodas).
Trata-se da OTO Melara, CMI Defence, Denel Land Systems e NORINCO (China North Industries Corporation). As respostas ao RFP emitido no mês de novembro do ano passado foram entregues na última segunda-feira. O objetivo é adquirir um protótipo desse sistema com a opção de encomendar um lote piloto de 13 conjuntos. As negociações conduzidas pela Diretoria de Material (DMat) poderão abrir as portas para uma encomenda envolvendo mais de 100 unidades do sistema.
Os requisitos incluem, além do canhão de 105 mm de alta pressão como arma principal, metralhadoras calibre 7,62×51 mm, lançadores de granadas de 76 mm, sistemas de controle de fogo e eletro-ópticos, provisões para sistemas de comunicações, comando e controle.
Ivan Plavetz