CAEx avalia novo fuzil de precisão da IMBEL

Em 15 de janeiro, foi recebida comitiva para apresentação do protótipo de armamento de alta precisão, o Fuzil de Repetição Calibre 308 WIN-ISR 100/18, projetado e fabricado pela Indústria de Material Bélico do Brasil-Fábrica de Itajubá (IMBEL/FI), no Estado de Minas Gerais.

Trata-se de um fuzil sniper com alcance útil de 800 metros e diversos aperfeiçoamentos em relação ao IMBEL AGLC .308, primeiro fuzil de precisão brasileiro, projetado pelo coronel Athos Gabriel Lacerda de Carvalho e produzido pela IMBEL. Destaca-se, neste protótipo, o emprego de luneta de grande alcance e o ferrolho do tipo Mauser.

A apresentação do primeiro protótipo dessa arma aconteceu em fevereiro de 2022, na Fábrica de Itajubá

O chefe do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), general de brigada João Paulo Zago, recebeu o coronel veterano Paulo Sergio Augusto do Amaral, atleta de alto rendimento da Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP), o capitão Eduardo Hoisler Sallet, engenheiro de materiais na IMBEL-FI, e o senhor Luis Renato de Carvalho Leite Campos, atleta e instrutor de armamento e tiro. Este profissional é atirador esportivo há 25 anos, com diversos títulos nacionais e internacionais em competições de tiro de rifle/fuzil de precisão, recordes registrados em campeonatos brasileiros (16 vezes campeão) e americanos (seis vezes medalhista nos últimos 10 anos), além de competidor a nível mundial.

Após palestra introdutória do General Zago, os visitantes dirigiram-se à Linha IV (Laboratório de Ensaios Balísticos – LEB), onde foi realizado tiro de segurança e clicagem na estativa. Em seguida, foram realizados diversos tiros de precisão na Linha I.


O processo de avaliação técnica do protótipo do Fuzil de Repetição Calibre 308 WIN-ISR 100/18 por atestação no CAEx é extremamente relevante para a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), para os desportistas que praticam tiro de precisão e para os Órgãos de Segurança Pública, ao conferir requisitos mínimos de segurança e de desempenho a um Produto Controlado do Exército, cujo desenvolvimento, domínio e fabricação são inteiramente nacionais.


Fonte: CAEx

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *