Caça não tripulado Kizilelma realiza voo com mísseis BVR

Kaan Azman, TurDef (*)

O quinto protótipo da aeronave não tripulada Kizilelma (PT-5), da empresa turca Baykar Teknoloji, logo após seus testes com o radar AESA MURAD 100-A e o sistema EOTS TOYGUN 100, realizou um voo de teste acoplado para avaliação da telemetria dos mísseis ar-ar de longo alcance Gökdoğan, instalados em pontos de fixação externos.

Os mísseis ar-ar de longo alcance Gökdoğan e Bozdoğan, em conjunto com o radar AESA MURAD 100-A, da ASELSAN, proporcionarão ao Kizilelma capacidades ar-ar comparáveis ​​às dos modernos caças.

Embora o Kizilelma ainda seja mais lento que um caça de tamanho normal devido ao seu motor atual, espera-se que versões futuras com motores mais potentes, que proporcionem uma melhor relação peso/potência, reduzam essa diferença.

Velocidade e altitude são fatores importantes no alcance de um míssil ar-ar, pois representam as primeiras condições de lançamento. No entanto, em termos de sensores, o radar AESA MURAD 100-A (que posteriormente será substituído pela variante MURAD 200-A, com menor probabilidade de interceptação) fornecerá ao caça não tripulado as capacidades necessárias para usar mísseis ar-ar de longo alcance (BVRAAM) de forma eficaz, no que diz respeito ao rastreamento e às atualizações de trajetória, como demonstrado no teste recente.


MÍSSEIS DE ÚLTIMA GERAÇÃO

O Gökdoğan (Falcão Peregrino, em português) foi desenvolvido para estabelecer uma capacidade nacional no desenvolvimento e produção de mísseis ar-ar de longo alcance (BVRAAM) pela TÜBİTAK SAGE, tem um alcance efetivo oficialmente declarado de mais de 65 km e utiliza um buscador de radar ativo de estado sólido e uma espoleta de proximidade a laser.

Embora as plataformas de lançamento do Gökdoğan tenham sido inicialmente planejadas para serem os caças F-16 e, futuramente, os caças TAI Kaan, aeronaves não tripuladas que utilizam a linha de radares AESA MURAD, os Baykar Kizilelma e Akinci também foram adicionadas à lista. Um teste notável do Gökdoğan, previsto para 2024, envolveu um impacto direto em um alvo UAV com um ângulo de desvio e aceleração elevados.

Além o Gökdoğan, o sistema Kizilelma deverá utilizar outros três mísseis ar-ar:

O primeiro é o Bozdoğan (Águia Cinzenta) WVRAAM, desenvolvido em conjunto com o Gökdoğan, deverá chegar em breve como principal míssil de curto alcance. Comparado aos seus concorrentes, o Bozdoğan, guiado por radar infravermelho (IR), possui um tamanho maior (140kg contra cerca de 90kg da maioria dos seus concorrentes), o que lhe confere um motor de foguete mais potente, permitindo atingir uma velocidade máxima de Mach 4.

Os outros são os Gökhan (Rei do Céu) e Gökbora (Lobo do Céu), ambos BVRAAM com propulsão do tipo ramjet, mas utilizando combustível líquido, da TÜBTİAK SAGE, e sólido, da ROKETSAN, respectivamente. Durante a IDEF 2025, foi assinado um acordo para aumentar o alcance do primeiro, tornando-o uma opção de alcance extremo. Ambos os BVRAAMs possuem projetos otimizados para compartimentos internos, com o Gökhan utilizando aletas recortadas e o Gökbora utilizando aletas parcialmente dobráveis. A propulsão ramjet oferece velocidade conservada em alcances maiores em comparação com os mísseis ar-ar tradicionais movidos a foguete.


Texto traduzido e adaptado por Paulo Bastos

(*) A TurDef foi fundada em fevereiro de 2021 com o objetivo de divulgar, de forma imparcial e independente, informações ​​sobre a indústria de defesa, relações internacionais e forças armadas da Turquia. Desde 2025 é parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *