C295W da Airbus voa na Antártica

0
1576
Imagem 1 AirbusC295W-Antártica
(Imagem: Airbus Defence & Space)

O avião militar de transporte Airbus Defence & Space C295W da Marinha do México, que está realizando turnê de demonstração pela América Latina, realizou o primeiro voo do modelo em ambiente Antártico. A aeronave partiu do Aeroporto de Río Gallegos, no extremo sul da Argentina, com destino à base polar argentina de Marambio, na Antártica.

Tripulado por uma equipe mista pertencente à fabricante e à Marinha do México, o C295W retornou a Río Gallegos após oito horas da partida do mesmo aeródromo. Normalmente a região onde a base científica e militar de Marambio está instalada é sujeita a temperaturas de -30ºC (trinta graus negativos) e fortes ventos.

Imagem 2 AirbusC295W-Antártica
C295W na base polar argentina de Marambio. (Imagem: Airbus Defence & Space)

De acordo com a Airbus Defence & Space, o voo para a Antártica foi mais uma prova da versatilidade do C295W, que nas últimas semanas foi submetido a diversas condições meteorológicas. Antes de alcançar a Antártica, a aeronave realizou voos a partir do Aeroporto de El Alto, em La Paz, Bolívia, cuja altitude com relação ao nível do mar é de 4.000 metros e sujeito a elevadas temperaturas.

Imagem 3 AirbusC295W-Antártica
O C295W enfrentou pela primeira vez as extremas condições meteorológicas da Antártica. (Imagem: Airbus Defence & Space)

A Airbus D&S informou que durante a turnê, além de Bolívia e Argentina, a aeronave passou também pelo Chile,  e deverá fazer escala no Paraguai e Panamá antes de retornar ao México até o final deste mês.

Ivan Plavetz